Megaeventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Tendo em vista a copa do mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016 no Brasil, este trabalho tem por finalidade apresentar os pontos positivos e negativos da realização de megaeventos esportivos a nível social, ambiental, cultural e econômico, tanto para a área de atuação do profissional de educação física quanto para a sociedade de maneira geral, com o intuito de ajudar aesclarecer e ajudar na formação de opiniões sobre esta temática. Para isto apresentaremos a seguir algumas vertentes que tendem a apoiar ou não eventos desta grandeza e porte no nosso País.
Hoje em dia, no contexto esportivo, a mídia vem abordando muito o tema de dos Megaeventos, ainda mais com o Brasil sendo a sede da Copa do Mundo 2014 e em seguida Olimpíadas de 2016. Em cima deste tema traçaremosuma linha de raciocínio com definições, aspectos econômicos e o legado deixado nos Megaeventos.





















Definição

Silva (2005) apresenta algumas definições de Megaeventos. Defendendo os pontos dos impactos produzidos.
Seu volume deveria exceder um milhão de visitantes, seu orçamento deveria ser de, pelo menos, US$ 500 milhões e sua reputação deveria ser deum evento imperdível (...) Megaeventos, por sua grandiosidade ou significado, são aqueles que produzem níveis extraordinariamente altos de turismo, cobertura da mídia, prestígio ou impacto econômico para a comunidade local ou de destino (GETZ 1997 apud SILVA 2005, p. 17).
Os megaeventos ocorrem em espaços físicos nas cidades sedes do país escolhido e tem como definição, “acontecimento de curtaduração, com resultados permanentes por longo tempo nas cidades e/ou países que o sediam e está associado à criação de infra-estrutura e comodidades para o evento” (ROCHE, 1994 apud MATIAS 2008, p. 119).
“Um evento de produção da mídia” com impactos políticos, econômico e tecnológico. Em específico, os megaeventos esportivos têm definições próprias determinados historicamente, como se apresentaem seguida juntamente com as definições de segurança adotadas pela legislação brasileira. (ROCHE, 2000 apud SILVA, 2005, p. 17)


Economia

Os megaeventos esportivos, como jogos Pan-americanos, Para-pan, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Para-Olimpíadas, Olimpíadas de inverno, Euro Copa, dentre outros mobilizam não somente com a sociedade com o bombardeamento da mídia, mas também com todaeconomia do país sede. Pois o país sede deve ter toda infra-estrutura adequada para dar suporte aos atletas e ao grande número de turistas que visitará na época do evento.
Muitos investimentos, realizados para os Megaeventos não tem o retorno na forma monetária, exemplo de quando se investe no saneamento básico, no transporte público das cidades envolvidas, saúde pública, proteção e segurança,sustentabilidade. Já os investimentos com retorno monetário podem encontrar o Marketing, financiabilidade, privatizações, hotelaria, qualificação superior de mão de obra, atração para o turismo. (MÜLLER, 2010).
A preocupação dos impactos econômicos em jogos olímpicos teve inicio nos jogos de Montreal no Canadá. Quando os jogos deixaram uma dívida publica de 1,4 bilhões de dólares, está divida foirelevante aos investimentos em estádios e complexos esportivos. Os projetos para os eventos geralmente trazem pontos positivos para os cofres púbicos da sede, mas quando confrontados no final dos jogos, apresentam gastos muitos maiores que previsto no início dos jogos. Pode-se defender por tratar de estruturas modernas que apresentam grandes gatos com manutenções (GOLDEM GOAL SPORTS VENTURES,s/d).
Fato que depois das olimpíadas de Atenas, o gasto com as olimpíadas teve um aumento de 12 vezes superior ao orçamento original, isso pode ser por causa do atentado de 11 de setembro, que o investimento na segurança foi preciso ser multiplicado (GOLDEM GOAL SPORTS VENTURES s/d).
Nos megaeventos esportivos, muito dos investimentos em saúde, transporte, saneamento, e infra-estruturas...
tracking img