Grandes eventos esportivos no Braasil

2423 palavras 10 páginas
Grandes eventos esportivos no Brasil:perspectiva de abertura de mercado para o profissional de educação física
Resumo
O Brasil é considerado a nova Meca dos megaeventos esportivos. Em poucos anos, o país saltou da periferia ao centro do cenário esportivo mundial. Nenhuma nação obteve igual sucesso em atrair eventos dessa magnitude em tão curto tempo. No ensaio que segue são destacados alguns impactos e legados dos megaeventos, com especial atenção aos deslocamentos e reassentamentos urbanos e às ações governamentais em ciência, tecnologia e informação na área do esporte.

Introdução

futebol no Brasil é hoje (e tem sido nos últimos cinquenta anos) uma atividade de enorme importância social, cujas consequências transcendem as linhas do campo de jogo,tornando-se mesmo questões de Estado. Os valores e número de pessoas envolvidas com este esporte chegam ambos à casa dos milhões. Milionárias também são as cifras ostentadas pelo mercado midiático.

Por que as cidades se candidataram a sediar a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos? Quem ganha e quem perde com esses eventos? O que podemos aprender com os eventos esportivos realizados em outros países? Que ensinamentos retiramos da organização dos Jogos Pan-Americanos e da Copa das Confederações? Essas são algumas perguntas a que os estudiosos dos megaeventos esportivos procuram responder.

As respostas não são fáceis. Os megaeventos esportivos são fenômenos complexos e multifacetados, cuja compreensão exige, muitas vezes, que os pesquisadores transcendam os olhares disciplinares e adotem perspectivas multi e interdisciplinares.

Nas últimas duas décadas, os megaeventos esportivos foram estudados por pesquisadores de diferentes disciplinas. São significativas as contribuições da economia, da administração, da geografia e da sociologia. Mais recentemente, especialistas em planejamento urbano, em turismo e meio ambiente ampliaram a compreensão desses eventos.

Atualmente, os estudos multidisciplinares

Relacionados