Medidas e erros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Assunto

Medidas e erros

2. Objetivo

Apreender a medir corretamente, usando o instrumento de medida e o tratamento adequado para erros cometidos.


3. Introdução teórica

Umamedida EXATA É IMPOSSIVEL.
Se, ao fazermos uma medida, cometemos erros, inevitavelmente, minimiza-los passa a ser obrigação. Nesse sentido, foi desenvolvida toda uma teoria, que é a teoria dos erros.Podemos classificar os erros em:
a) Erros sistemáticos: são aqueles provenientes do próprio aparelho, quando este apresenta algum erro de escala. Por exemplo, se ao utilizarmos uma régua matemáticagraduada para trabalharmos a 20°C e trabalhamos com ela a 30°C, a dilatação sofrida por sua escala, acarretará um erro sistemático por toda experiência. Este tipo de mesmo esta zerado. Caso não estejaprocure zera-lo. Mesmo que as circunstancias não permitam, saberemos que valor somar ou subtrair de nossas medidas.
b) Erros acidentais: são aqueles, que por razões varias, ocorrem durante aexperiência, e que são difíceis de eliminar, como, por exemplo a do experimentador ao decidir a melhor leitura quando ele terá de fazer a olho, estimando um valor. Quanto mais experiência o examinador adquire,menos erro deste tipo ele cometerá, mas, ainda assim, toda vez que ele fizer a medida , ele estará cometendo um erro.
c) Erros grosseiros: Esses são causados, como o próprio nome sugere, pelo grosso.O grosso é aquele que lê 10 quando a leitura correta seria 100, ou então , quando a unidade correta seria Kg e ele a lê em g . como eliminar esse tipo de erro? Eliminando o erro.

4. Materialutilizado:

a) régua de 30 cm, com divisão em milímetros, é régua universal;
b) banca de mesa de laboratório;
c) caixa com palitos de fósforos;

5. Procedimento experimental

a) Determinar asmedidas do tampo da bancada utilizando cada uma das réguas (tabela 1.1 da folha de manipulação);
b) determine a área do tampo
c) Utilizando um palito de fósforo, determine o volume da caixa de fósforo...
tracking img