Medidas, erros e algarismos significativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Matemática
Laboratório de Física I

Medidas, Erros e Algarismos significativos

Acadêmico (a): Claudia Marques de O. FariasProf. MSc. Flair J. Carrilho S.

Cuiabá, 15 de abril de 2011

*
*
*Relatório 1
*
*
* OBJETIVOS:
** A prática teve por objetivo determinar a maneira correta de utilizar instrumentos demedida de algumas grandezas e apresentar uma interpretação adequada aos erros cometidos no uso desses instrumentos.


* INTRODUÇÃO TEÓRICA:*
Quando realizamos uma medida precisamos estabelecer a confiança que o valor encontrado para a medida representa. Medir é um ato de comparar, e esta comparação envolveerros dos instrumentos, do operador, do processo de medida e outros.
Nesse experimento ficou observado que uma medida exata é impossível. Sendo assim há a necessidade de aprender lidar com os erros queocorrem.

Tipos de Erros:

Podemos ter erros sistemáticos que ocorrem quando há falhas no método empregado, defeito dos instrumentos, etc. e, ainda, erros acidentais que ocorrem quando háimperícia do operador, erro de leitura em uma escala, erro que se comete na avaliação da menor divisão da escala utilizada etc. Em qualquer situação deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza euma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real. Do ponto de vista de teoria de erros, costuma-se idealizar que toda grandeza física possui um valor bem definido, ou exato....
tracking img