Celulose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Celulose

Introdução

A celulose é um polímero de "cadeia longa" que é composto por um único monômero, carboidratado (hidratado de carbono), classificado como polissacarídeo ela é o componente estrutural primário das plantas e não é digerível pelo homem.

Celulose
No Brasil, as duas principais fontes de madeira utilizadas para a produção de celulose são as florestas plantadas de pinus ede eucalipto, responsáveis por mais de 98% do volume produzido.
A celulose também pode ser obtida de outros tipos de plantas, não-madeiras, como bambu, babaçu, sisal e resíduos agrícolas (bagaço de cana-de-açúcar).
Após o cultivo, crescimento e colheita das florestas plantadas, a madeira é descascada e picada em pequenos pedaços, chamados cavacos.
Em seguida, os cavacos são selecionados pararemoção de lascas e serragens e, depois, submetidos a processos mecânicos e químicos para a produção da celulose.
Na primeira etapa desse processo, os cavacos são submetidos a um cozimento, em um equipamento chamado digestor, com a utilização de água, produtos químicos, pressão e temperaturas da ordem de 150ºC.
O objetivo é separar as fibras de celulose da lignina – substância que une essasfibras, aumentando a rigidez da parede celular vegetal, e que constitui, juntamente com a celulose, a maior parte da madeira das árvores e arbustos.
Depois da separação, as fibras celulósicas formam uma pasta marrom que, na próxima etapa do processo, passa por uma série de processos e reações químicas, responsáveis por depurar, lavar e branquear essa polpa até a alvura desejada.
Após essas etapas, acelulose seguirá, basicamente, dois caminhos distintos:
1 - Será bombeada para uma máquina de papel – no caso de fábricas integradas (que têm base florestal e produzem celulose e papel).
2 - Passará por um processo de secagem e será estocada em fardos, para posterior comercialização para fábricas de papel, como celulose de mercado.
A lignina, após a separação das fibras não é descartada.
Elapassa por outro processo que gera energia e, ao mesmo tempo, recupera os reagentes químicos usados no cozimento.
Produção sustentável – Nos últimos anos, o consumo sustentável de energia e de água, no processo de produção da celulose, tem alcançado conquistas significativas.
Além disso, as empresas de celulose e papel investem em sistemas para produção limpa e tratamento de efluentes geradosnesse processo.

Características da celulose
Antes de darmos continuidade no assunto celulose, seria interessante sabermos um pouquinho sobre polímeros, monômeros e polissacarídeos.

Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa, resultantes de reações químicas de polimerização (reação química que dá origem aos polímeros).
Os monômeros são pequenas moléculas que podemligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros, que já vimos no parágrafo anterior.
Polissacarídeos são carboidratos que, através de hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. Eles são polímeros naturais, por exemplo, a celulose é um polímero da glicose (Celulose + n H2O → n glicose).
Podemos entender, então, que os polissacarídeos sãomacromoléculas formadas pela união de muitos monossacarídeos.

Como vimos acima, a celulose é um polímero da glicose.
Ela é comumente encontrada nas paredes celulares dos seres vivos do Reino Vegetal.
A textura fibrosa da celulose permite que ela seja utilizada na indústria têxtil em tecidos como algodão, linho e seda sintética
De forma geral, podemos entender que a celulose encontra-se naturalmente namaioria das fibras puras de algodão, sendo encontrada em toda planta na combinação de lignina (polímero tridimensional amorfo encontrado nas plantas terrestres) com qualquer hemicelulose (polissacarídeos).

A celulose (C6H1005)n é um polímero de cadeia longa composto de um só monômero (glicose), classificado como polissacarídeo ou carboidrato.
É um dos principais constituintes das paredes...
tracking img