Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segurança Física
Por segurança física entende-se aqui os aspectos de segurança relacionados com eventos em que existe contacto físico anormal com os equipamentos. Por vezes alguma proximidade física é suficiente, tal como acontece com falhas de confidencialidade por detecção à distância de sinais electromagnéticos emitidos pelas linhas de comunicação ou monitores de video.
Eventos nãopremeditados
Falhas na alimentação eléctrica
As falhas na alimentação eléctrica ou sua má qualidade são um importante factor para a instabilidade dos sistemas, normalmente levam à indisponibilidade do sistema, podendo provocar ainda perdas de dados, inutilização de aplicações ou mesmo avarias de "hardware".
Apesar de ser possível utilizar dispositivos de filtragem e regulação que garantem a qualidade daalimentação electrica, estes dispositivos não permitem resolver falhas no abastecimento de energia.
As unidades de alimentação ininterrupta (UPS) são sistemas munidos de baterias capazes de produzir energia electrica durante algum tempo. Para manutenção do equipamento operacional durante falhas de alimentação prolongadas é necessário prever ainda a instalação de geradores electricos comcombustivel liquido, controlados pela UPS.
Uma UPS sem gerador electrico tem sempre uma capacidade muito limitada e mais tarde ou mais cedo as baterias esgotam-se. Se não existir "software" de controlo que efectue o encerramento dos sistemas ("shutdown"), o único efeito é um adiar do problema.
As falhas de alimentação eléctrica afectam também todos os dispositivos de rede que asseguram as comunicações("gateways"; "routers"; "bridges"; comutadores e repetidores), também estes dispositivos devem estar munidos de UPS, na maioria dos casos não é necessário proceder a qualquer encerramento, no entanto é adequada a existencia de "software" de controlo capaz de notificar os administradores para que sejam tomadas medidas antes das baterias se esgotarem.
É habitual a instalação de UPS para assegurar aestabilidade dos servidores, enquanto os postos de trabalho são esquecidos. Este tipo de situação é aceitável quando as aplicações são executadas nos servidores, se não for esse o caso os dados que estão armazenados na memória central do posto de trabalho perdem-se irremediavelmente.
Catástrofes Naturais de diversos tipos
Ajustam-se a esta classe fenomenos tais como: incendios; inundações;tempestades; sismos; etc.
Podemos minimizar as consequências deste tipo de eventos mantendo cópias de segurança ("backup's") o mais actualizados possível, armazenados num local físicamente distante do original.
Além da importância de existir um afastamento físico entre cópia e original, destaca-se ainda que as cópias de segurança contêm muitas vezes informação confidencial pelo que o seu manuseamentotem de ser cuidadoso.
A utilização de sistemas redundantes que implementem tolerância a falhas é uma solução que poderá garantir a disponibilidade permanente do sistema nestas situações extremas, para isso é necessário garantir um afastamento máximo entre as várias unidades redundantes. Esta distância entre as unidades pode colocar alguns problemas aos mecanismos de sincronização.
Dada aextensão das linhas de comunicação, estas estão especialmente sujeitas a catastrofes naturais, por um lado pode-se tentar salvaguardar as linhas tornado-as submergiveis e imunes ao fogo, outra abordagem, no sentido da tolerância falhas consiste na duplicação das linhas, obviamente seguindo caminhos físicos distintos.
Eventos premeditados
Cabem nesta classe todas as acções físicas mais ou menospremeditadas que pôem em causa a segurança dos sistemas informáticos. Obviamente que muitas destas acções estão relacionadas com acesso físico de individuos e afastam-se dos objectivos deste documento.
Para além dos aspectos relacionados com a destruíção física dos equipamentos ou sua desactivação temporária, interessa abordar as possibilidades adicionais de violação de outros aspectos da segurança...
tracking img