Mediacao e arbitragem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNO: Michelle Reis Demes

DISCIPLINA:

DATA: 25/04/2012

FONTE: Mediação e arbitragem: Alternativas á jurisdição. Autor: Jose Luis Bolzan de Morais

Extrato (informações a serem obtidas)Método adotado pelo autor:

O método adotado pelo autor foi de pesquisa Experimental, uma pesquisa básica que desenvolveu a busca de relações entre os fatos sociais e o direito.


Resumoda obra:

A temática tratada no livro é o acesso a justiça que pode ser qualificado pelo acesso ao direito, a sua margem acompanham questões que se referem a buscas de alternativas asgrandes crises que o afetam, particularmente aquelas ligadas à forma alternativa.

O livro fala sobre como o estado passou por uma serie de transformações e crises no decorrer de sua historia ecom isso o conceito de soberania foi mudando ao longo do tempo e passando pelos principais temas do direito.
Como seria mais fácil se o acesso a justiça fosse facilitado com mecanismosalternativos entrando a mediação e arbitragem que são outras formas de solução de conflitos e controvérsias.


O livro é dividido em alguns momentos: o primeiro visa apresentar os aspectosrelativos às crises do Estado e do Direito, segundo que pretende explicitar os contornos e terceiro e quarto: mediação e a arbitragem.

A mediação e um processo desenvolvido secretamente suadivulgação só será possível se for pela vontade das partes e também haverá a economia de tempo com isso ocasionando a diminuição do custo indireto debatendo via oral os problemas envolvidos tentandoencontra a melhor solução para o caso concreto.
Já na arbitragem há uma ampla liberdade de contratação, poderá ser usado em qualquer controvérsia que envolva direito patrimonial disponível,permite ao arbitro disciplinar o procedimento caso não haja convenção das partes neste sentido, possibilita maior celeridade na solução dos conflitos, transforma a sentença arbitral em título...
tracking img