Mead, margaret. sexo e temperamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MEAD, Margaret. Sexo e temperamento. Introdução Pp. 19-27.

Cada cultura simples e homogênea pode dar largas somente a alguns dos diversos dotes humanos, tirando os seus valores dos valores carosa alguns temperamentos humanos, assim a cultura incorpora esses valores a sua estrutura, sistema político, religiosos, etc. Dessa forma a cultura pode inclinar cada individuo a um tipo decomportamento, que não reconhece idade; nem sexo, nem tendências especiais como motivos para elaboração diferencial.
Essa questão pode ser observada nos plácidos montanheses Arapesh, nos ferozes canibaisMundugumor e nos elegantes caçadores de Tchambuli em que cada uma dessas tribos dispunha, como toda a sociedade humana, do ponto de diferença de sexo para empregar como tema na trama da vida social, quecada um desses três povos desenvolveu de forma diferente. Como exemplo tem a nossa própria sociedade, que usam dessa trama atribuindo papéis diferentes aos dois sexos.
Toda cultura institucionaliza ospapéis dos homens e das mulheres, que são socialmente diferenciados, e cada sexo, como sexo, é forçado a conformar-se ao papel que lhe é atribuído. Algumas sociedades diferenciam rigorosamente ocomportamento do homem e da mulher em termos que admitem uma diferença genuína de temperamento.
Dessa forma cada tribo tem certas atitudes definidas em relação ao temperamento, uma teoria de como são osseres humanos naturalmente, sejam homens, mulheres, uma norma pela qual julgar os indivíduos que desviam. Duas tribos não têm idéia de que os homens e mulheres são diferentes em temperamento, osArapesh acreditam que a pintura em cores é adequada apenas aos homens, e os Mundugumor consideram a pesca tarefa essencialmente feminina.
A Implicação desses Resultados. Pp. 267-303. (capítulosteóricos) de Sexo e Temperamento. São Paulo: Perspectiva, 1990. [1935]



Na tribo dos Arapesh encontramos homens assim como mulheres, treinados a serem cooperativos, não-agressivos, suscetíveis ás...
tracking img