Margaret Mead - SEXO TEMPERAMENTO: A PADRONIZAÇÃO DO TEMPERAMENTO SEXUAL

Páginas: 2 (340 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
Margaret Mead - SEXO TEMPERAMENTO: A PADRONIZAÇÃO DO TEMPERAMENTO SEXUAL

No texto de Margaret Mead, são citados três grupos primitivos: Arapesh, Mundugumor e Tchambuli.
Para sedefinir a personalidade exata dos sexos (feminino, masculino) através do comportamento encontrado dentro dos grupos, foram se traçando a personalidade de casa uma delas: agressivo, passivo e dócil.Foram observadas pela autora diversas fases da vida do indivíduo desses grupos, levando-se em consideração a influência dos pais, a influência da cultura e como esses fatores determinam a personalidadedeste indivíduo.
A criança que era a impressão dos seus pais, conforme o passar do tempo começavam a questionar porque tinham que seguir as regras de sua sociedade, e destes questionamentoscomeçou a se caracterizar os ‘’desajustados’’, aqueles que vão contra sua cultura ou criação.
Os desajustados ao deixar de receber o ‘’carimbo cultural’’ de seu grupo, tiveram seus costumes ehábitos fora de sua sociedade observados, e essa observação procurava identificar se a padronização de suas culturas continuava a ser seguidas.
Logo surgiu um questionamento a respeito do futuro dosdesajustados: o indivíduo que estava saindo da tribo seria um desajustado devido ao seu temperamento que derivaria da genética? Ou então o seu comportamento se daria devido a influência das atividades queas crianças praticavam, como: músicas, religiosidade, jogos e etc.?
Na fase adulta do indivíduo, os grupos definiam o estereótipo de homem e mulher, por características físicas, e assim,atribuir personalidades a cada um. Aos homens foi atribuído comportamento típico masculino, como: coragem, ódio á fraqueza. Às mulheres foi atribuída a franca demonstração de medo e de sofrimento. Poresses fatores percebeu-se que o homem não poderia ter sua personalidade definida como feminino e a mulher como masculino.
Concluiu-se que as diferenças nas personalidades variam de grupo para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mead, margaret. sexo e temperamento
  • Margaret Mead
  • Resumo: Margaret Mead
  • Resenha margaeth mead sexo e temperamento
  • Seminário Sexo e Temperamento "Mundugumor"
  • Sexo e Temperamento
  • Sexo e Temperamento
  • Sexo & temperamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!