Margaret Mead - sexo e temperamento em três culturas primitivas

Páginas: 13 (3012 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2013
Margaret Mead nasceu em 1901 na Pensilvânia e faleceu em 1978, na cidade de Nova Iorque. Foi colega de Franz Boas e de Ruth Benedict. Fez algum trabalho de campo, sendo a primeira mulher a ir para o terreno. Escreveu diversas obras, entre elas: Sexo e Temperamento em três culturas primitivas, lançado em 1935.
Na introdução da obra Sexo e Temperamento em três culturas primitiva, a autoraconfessa-se impressionada com as pequenas características desenvolvidas, pelo homem, que constroem a diferenciação entre sociedades primitivas e civilizações. Todas elas são constituídas por indivíduos que, segundo Mead, são munidos de contrastes e periodicidades notáveis pelo seu ambiente natural. Também lhes são fornecidas outros pontos importantes pela sua própria natureza física, obtendo-se destaforma um homem que “não se tornou simplesmente um dos animais que se acasalavam, lutavam por seu alimento e morriam, mas um ser humano, com um nome, uma posição e um deus.”  (MEAD, M, (2004 [1935]) Sexo e Temperamento, Perspectiva, pp.20).
De seguida é apresentado ao leitor uma temática muito falada por Mead nesta obra, o inadaptado. Primeiramente, diz que “Cada cultura simples e homogénea pode darlargas somente a alguns dos diversos dotes humanos, desaprovado ou punido outros demasiado antitéticos ou por demais antitéticos ou por demais desvinculados de seus acentos principais para que encontrem lugar entre suas paredes.” (MEAD, M, (2004 [1935]) Sexo e Temperamento, Perspectiva, pp.20), podendo o leitor, assim, concluir que numa cultura em que o temperamento de um individuo se classificacomo inadequado ou desapropriado, independentemente deste temperamento ser no sentido comportamental ou cognitivo, poderá não ser aceite na cultura onde se encontra.
Um pouco mais à frente deparamo-nos com uma frase que descreve uma característica do antropólogo, que era essencial para Margaret Mead, a necessidade de não julgar nem desvalorizar as outras sociedades por elas não serem como anossa. Margaret Mead diz-nos que “Nosso distanciamento critico, nossa capacidade de sorrir a esses arroubos de imaginação (…) permanece inalterado.” (MEAD, M, (2004 [1935]) Sexo e Temperamento, Perspectiva, pp.21), afirmando a seguir que, só quando se vive como determinada cultura, vivendo os seus costumes e crenças, é que se pode, realmente, entendê-la.
É também nesta parte da obra que o leitor ficaa saber realmente o que irá ser abordado na mesma, isto é, o relato do estudo de três sociedades que agrupam as suas posições sociais em relação ao temperamento, baseado nas diferenças sexuais. A autora diz também ter realizado este estudo em sociedades simples, por elas serem um “microcosmo social” relativamente à sua própria sociedade.
Essencial nesta introdução é, também, a referência feitapor Mead a Ruth Benedict, que juntas faziam parte da Escola Antropológica de Cultura e Personalidade, que surgiu nos anos 30 do século XX nos EUA e que definia a cultura como detentora da personalidade como base. Faz referência também ao conhecimento que tem da obra de Benedict, Patterns of Culture, de onde irá buscar algumas ideias que aplica no seu manuscrito.
Existem dois prefácios em Sexo eTemperamento, um à edição de 1950 e outro, à edição de 1963. Ambos são assinados por Mead e transmitem uma ideia de conjunto. O primeiro afirma que só depois de se entender como está ‘’montada’’ uma determinada sociedade é que se pode falar de forma compreensiva acerca das suas diferenças sexuais. Já a edição de 1963, evidencia que, segundo Mead, o livro causou uma diferença na maneira como a suasociedade (ou seja, a americana) observava outras sociedades, que deviam ser consideradas e que “Cada diferença é preciosa e deve ser cuidada com carinho.” (MEAD, M, (2004 [1935]) Sexo e Temperamento, Perspectiva, pp.14), ou seja, cada diferença é boa e ajuda-nos a conhecermo-nos melhor.
Para realizar toda a pesquisa envolvida neste livro, Margaret Mead colabora com diversas pessoas, desde o seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: Margaret Mead
  • Mead, margaret. sexo e temperamento
  • Margaret Mead
  • Resenha margaeth mead sexo e temperamento
  • Seminário Sexo e Temperamento "Mundugumor"
  • Margaret Mead
  • Margaret mead
  • Margaret mead

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!