Mc luhan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Herbert Marshall McLuhan

Introdução
Esse trabalho tem como objetivo contar um pouco sobre a história de Herbert Marshall McLuhan. Dessa forma, será possivel compreender um pouco mais de sua vida, sua trajetoria e seus trabalhos realizados durante sua vida. Com tudo isso, o objetivo deste trabalho é mostrar como era e é as influências desse teórico dentro dos meios de comunicação.Biografia
Seu pai era corretor de seguros. Já sua mãe Elsie Hall McLuhan era mulher cosmopolita, culta, oriunda do Leste, das Províncias Marítimas de ascendência inglesa, bem-educada e declamadora por formação, uma figura conhecida nos círculos que viajavam pelo Canadá fazendo leituras dramáticas. Apesar de sua constante ausência, era ela quem dirigia a família e quem orientou Marshall e seu irmãocaçula, Maurice (que se tornou ministro presbiteriano) para carreiras intelectuais. Herbert Marshall McLuhan Nasceu a 21 de Julho de 1911, em Edmonton, Canadá. Em 1920.
Quando McLuhan tinha nove anos, a família mudou-se de Edmonton para Winnipeg e foi ali que ele cursou o colegial e faculdade.
Estimulado pela mãe, solicitou e obteve uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.Começou por estudar Engenharia, na Universidade de Manitoba, em 1932, mas acabou por se formar em Literatura Inglesa Moderna, em 1934.
Ensinou na Universidade de Wisconsin entre 1936 e 1937. Fez o mestrado em Cambridge, em 1939, e doutorou-se em filosofia, em 1943, com uma tese sobre o autor satírico inglês Thomas Nashe.
Entre 1944 e 1946, foi professor de literatura na Universidade deAssumption, Wisconsin e Saint Louis, nos Estados Unidos, e na Universidade de Toronto, entre 1946 e 1979. Das cerca de 15 obras que publicou.

As ideias
McLuhan introduz as expressões o impacto sensorial, “meio é a mensagem” e a aldeia global como metáforas para a sociedade contemporânea, ao ponto de se tornarem parte da nossa linguagem do dia a dia.
Teórico dos meios de comunicação foi precursor dosestudos midiológicos. Seu foco de interesse não são os efeitos ideológicos dos meios de comunicação sobre as pessoas, mas a interferência deles nas sensações humanas, daí o conceito de "meios de comunicação como extensões do homem" (o título de uma de suas obras), ou "prótese técnica". Em outras palavras, a forma de um meio social esta diretamente relacionada às novas maneiras de percepçãoinstauradas pelas tecnologias da informação. Os próprios meios são a causa e o motivo das estruturas sociais.
Criador da idéia de "aldeia global" McLuhan trouxe para a educação novo enfoque, baseado em suas teorias sobre comunicação. "Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, todo o tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro". Em tempos de internet, essa frase éóbvia. Quando foi dita, há 25 anos atrás, parecia extraída de um livro de ficção. O autor, um canadense chamado Marshall McLuhan, foi chamado de sonhador a louco, conforme a simpatia que suas ideias provocavam.
          Em1964, McLuhan publicou um livro chamado Understanding Media, que, em português ganhou o título de Os meios de comunicação como extensões do homem. Ao publicá-lo, talvez nãoimaginasse que estava lançando um dos clássicos da comunicação mais discutido do que lido, mais desprezado do que estudado.
          A grande novidade do autor em relação à educação é o enfoque, baseado em suas teorias sobre comunicação mais uma vez, adiantando-se à criação de um campo de estudos, Comunicação e Educação, que só seria explorado na década de 90.
          Em nossas cidades, a maiorparte da aprendizagem ocorre fora da sala de aula. A quantidade de informações transmitidas pela imprensa excede de longe, a quantidade de informações transmitidas pela instrução e textos escolares, explica McLuhan, em seu livro Revolução na Comunicação.

          McLuhan propõe que, até o surgimento da televisão, vivíamos na "galáxia de Gutemberg" onde todo o conhecimento era visto apenas em...
tracking img