Resenha de mc luhan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Alagoas-UFAL
Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte-ICHCA
Curso de Comunicação Social-COS

Larissa Góes de Lima
Relações Públicas- Diurno

Resenha Critica do texto: Os meios de comunicação como extensões do Homem- Marshal Mcluhan

Trabalho elaborado para a disciplina de Estética da comunicação ministrada pelo professor Ronaldo Bispo como requisitoparcial para obtenção de nota na primeira avaliação do quarto período.

MACEIÓ, 13 de Outubro de 2011
Os meios de comunicação como extensões do homem foi escrito em 1964 por Marshal Mcluhan que é formado em Literatura Inglesa Moderna e doutor em Filosofia. Num estimulante estilo marcado por erudição e sátira, McLuhan apresenta uma interpretação radical da história, tendo os meios decomunicação como atores principais. Ele analisa tecnologias de várias épocas e mostra como os meios de comunicação de massa afetam profundamente a vida física e mental do homem. A obra apresenta as consequências geradas pelos meios de comunicação no registro e compartilhamento do conhecimento.
Neste livro McLuhan leva a interpretação para novos caminhos, explorando as implicações detecnologias como a rádio e a televisão, o telefone e o telégrafo meios de comunicação com um impacto marcante sobre a ordem social, faz também uma reflexão a respeito das extensões do homem numa perspectiva em que o conhecimento criativo do homem se difunde de maneira corporativa e coletiva pela sociedade através de inúmeros meios e veículos. No início do livro, o autor aborda as novas maneiras deconceber a informação e que diferenças praticas ela tem provocado nas relações humanas. Os próprios meios seriam “a causa e o motivo das estruturas sociais.” O meio torna-se a mensagem à medida que ele se transforma em argumento irrefutável para a aquisição da mesma, ou seja, o próprio meio passou a ser a principal atração, a informação.
A intenção maior de McLuhan parecia ser, uma vez diante dereflexões acerca dos processos de comunicação através dos, então, novos meios eletrônicos, ampliar a discussão acerca das análises dos conteúdos das mensagens, dotando como eixo de orientação para os seus estudos uma investigação que tomasse o meio como um todo, entendendo-o como uma nova linguagem que re-forma toda a cultura. (PEREIRA, 2004, p. 4)
No primeiro capitulo o meio é amensagem o autor aborda as conseqüências sociais e pessoais de qualquer meio, ou seja, de qualquer uma das extensões de nós mesmos, que constituem o resultado do impacto introduzido em nossas vidas por uma nova tecnologia. A principio, o “conteúdo” de qualquer meio ou veículo é sempre um outro meio ou veículo. “Pois a “mensagem” de qualquer meio ou tecnologia é a mudança de escala, cadência ou padrãoque esse meio ou tecnologia introduz nas coisas, humanas.” (MCLUHAN, 1971, p.22) Para explicar melhor a interferência do meio na vida das pessoas, Mcluhan da o exemplo da luz elétrica, o autor afirma que “o meio é a mensagem”, explicando que é o meio que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas. Assim, a eletricidade viria a causar a maior das revoluções, aoliquidar a seqüência e tornar as coisas simultâneas, deslocando a atenção dos segmentos especializados para o campo total. Nesse contexto, ele descreve a figura do “idiota tecnológico”, isto é, aquele indivíduo que não vê a mensagem a partir do meio.
O conteúdo de um meio é justamente uma espécie de álibi, pois o efeito de um meio se torna mais forte e intenso quando o seu conteúdo é umoutro meio. Podemos perceber tal situação em exemplos como, o conteúdo da escrita ou da imprensa é a fala, contudo o leitor se mantém praticamente inconsciente, seja em relação à palavra impressa ou em relação à palavra falada.
A reflexão sobre o que é o conteúdo de um meio, em McLuhan, se é apresentada como um problema, isto diz respeito ao fato de, comumente, o conteúdo de um meio ser, sem...
tracking img