Texto comparativo Mc Luhan e Henry Jenkins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO CULTURA DA CONVERGÊNCIA E O MEIO É A MENSAGEM­­

Como já dizia Mc Luhan, o Meio é a Mensagem. E de fato as consequências sociais e pessoais de qualquer meio, são extensões de nós mesmos, que faz com que um novo paradigma seja criado em nossas vidas.
Mc Luhan conseguia prever o futuro através das transformações tecnológicas que aconteciam naquela época. Por exemplo a tecnologia daautomação trouxe resultados negativos pela tendência em eliminar os empregos, mas principalmente apresentou resultados positivos criando novos papéis na sociedade melhorando as relações interpessoais.
A introdução da era da máquina transformou a sociedade como um todo e essa mudança pode-se dizer que constituiu de fato o significado de mensagem.
Segundo Mc Luhan, a mensagem de qualquer meio outecnologia é a mudança de escala, cadência ou padrão que esse meio ou tecnologia introduz nas coisas humanas.
A estrada de ferro, por exemplo, acelerou e ampliou as funções humanas criando cidades, hábitos, trabalhos e lazer totalmente novos.
Outro exemplo de mensagem, a luz elétrica é como a mensagem da energia elétrica na indústria: totalmente radical, difusa e descentralizada. Emboradesligadas de seus usos, tanto a luz como a energia elétrica eliminam os fatores de tempo e espaço da associação humana, exatamente como o fazem o radio, o telégrafo, o telefone e a televisão criando a participação em profundidade.
Mc Luhan diz através dos estudos dos meios que não apenas o conteúdo deve-se levar em conta, mas o próprio meio e a matriz cultural em que o veículo atua são relevantes.Um exemplo é a tecnologia da imprensa que veiculava muita besteira, mas em contradição divulgou a Bíblia, os pensadores e os profetas.
O outro texto complementa dizendo que quando os consumidores assumem o controle das mídias, os resultados podem ser maravilhosamente criativos, como podem ser também uma má noticia para todos os envolvidos.

O outro texto dentro da cultura de convergênciapodemos observar como a produção coletiva, na cultura em geral está começando a mudar os padrões religiosos, educacionais, legais, políticos, publicitários e até mesmo militar.
As pessoas estão interagindo às mudanças com velocidades instantâneas. Mc Luhan dizia que a eletricidade viria a causar a maior das revoluções ao liquidar a sequência e tornar as coisas simultâneas.
Mc Luhan cita o cinemacomo forma de liquidar a sequência e tornar as coisas simultâneas. Já Henry Jenkins diz que a convergência ocorre dentro dos cérebros de consumidores individuais e em suas interações sociais com outros. Que os velhos meios de comunicação não estão sendo substituídos. Mais propriamente, suas funções e status estão sendo transformados pela introdução de novas tecnologias.
Mc Luhan fala sobre afragmentação das estruturas tribais, onde uma aceleração extremamente acentuada, como a eletricidade, contribui para restaurar padrões tribais de envolvimento intenso. Por exemplo, a introdução da rádio na Europa, e a Televisão na América.
“Nós vivemos miticamente, mas continuamos a pensar fragmentariamente e em planos separados.”
A convergência dos meios de comunicação é um termo que define asmudanças tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais. Essas transformações tecnológicas fazem com que o fluxo de conteúdo em diversos suportes de mídia se misture. As velhas e as novas mídias se cruzam.
Cada vez mais, líderes das indústrias midiáticas estão retornando à convergência como forma de encontrar sentido, num momento de confusas transformações.
Convergência não significa perfeitaestabilidade ou unidade. Ela opera como uma força constante pela unificação, mas sempre em dinâmica tensão com a transformação.
Citando Nicholas Negroponte que traça um contraste entre os “velhos meios de comunicação passivos” e os “novos meios de comunicação interativos”, a mudança na televisão que atualmente já é visível, em um futuro bem próximo será algo tão fenomenal que chega a ser...
tracking img