Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Weber, o capitalismo moderno tem data e local de nascimento: século: XVI na Europa Ocidental.

Para Max Weber, o que funda o capitalismo moderno é como as pessoas encaram o mundo, é umamentalidade que só surge a partir do século 16. Mentalidade essa que explica o momento de ruptura: quando o homem deixa de guardar seu dinheiro e começa a aplica-lo. Na visão Weberiana o capitalismoexiste desde os tempos antigos, como relação de compra e venda de mercadorias, bem como entesouramento dos reis e nobres. Na Inglaterra do século X e XI já existiam mercadores.

O que define ocapitalismo moderno não é a busca por lucro, mas sim a acumulação. O ponto de encontro entre Weber e Marx é a acumulação de capital que é capaz de gerar mais capital. Diferente do pré-capitalismo onde oentesouramento só aumenta o capital com mais entesouramento e não com uma aplicação por parte do capital.

Aquele velho esquema: Mercadoria – Dinheiro – Mercadoria. Esquema esse que hoje orienta ocapitalismo vêm da sua gênese de expropriação e das relações de Vassalo e Suserano, que hoje são patrão e proletário. O trabalhar para arrecadar e produzir para vender.

Max Weber explica que essamentalidade acumulativa surge da Religião e esse pensamento religioso é protestante e das vertentes mais radicais. Na ética católica, o trabalho é uma maldição, em contrariedade com a protestante, na qual otrabalho é uma forma de glória ao homem, bem como o pensamento liberal que dita até hoje que “o trabalho dignifica o homem”.

O pensamento liberal do inicio da era moderna indica que,caracterizadamente, no começo do capitalismo, alguns homens enriqueceram e outros que NÃO QUISERAM trabalhar, empobreceram. Com dois exemplos básicos é possível entender melhor essa afirmação:

Lenha = Elementofundamental na vida do Camponês.

Bosque = Fornecedor de lenha, de acesso a todos, mas de direitos diferentes.

O bosque fornecia lenha a todos, todos ficavam aquecidos, porque todos tinham lenha....
tracking img