Max weber - fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP I

[...] “porque os lugares de maior desenvolvimento econômico foram, ao mesmo tempo, particularmente propícios a uma revolução dentro da Igreja?” [...] (Parágrafo 5°, pagina 12)Neste capítulo o Max relaciona o crescimento econômico da população com a conhecidência de que onde houve crescimento industrial, houve também um forte crescimento do protestianismo. Ainfluência que a religião exerce sobre cada individuo de maneira diferente explica o fato do trabalhador católico não querer se arriscar e ganhar muito, o que difere dos protestantes que ao contrario doscatólicos se arriscam e gostam de ganhar muito dinheiro. O que explica em partes o número de burgueses de a nova sociedade industrial coincidir com o número de novos protestantes nos países onde houve aindustrialização.
[...] “Diz o provérbio, jocosamente: “Coma ou durma bem”.”
CAP II
“Isto mostra, entre outras coisas, que estás consciente daquilo que tens; fará com que pareças um homem tão honestocomo cuidadoso, e isso aumentará teu crédito. (Parágrafo 5°, pagina 19)

O homem engana-se ao achar que ter credito na praça significa ter o mesmo que dinheiro. Porém um jovem para terascensão tanto profissional, quanto no meio material, deve ser honesto em todos os aspectos. A sociedade de hoje visa somente o acumulo de dinheiro, afastando a ideia de ganhar dinheiro somente parase sustentar. Afastando também a ideia primitiva de que ganhar dinheiro está fortemente ligado a algo que lhe faça feliz. A felicidade fica em segundo plano, pois o poder aquisitivo vem de forma tãoforte que passa a ser primeiro plano e até mesmo finalidade de uma vida.

CAP III

“Perseguir o ganho material além das necessidades pessoais deve, pois aparecer como sintoma de falta de graça, euma vez que seria obtido às custas alheias, diretamente condenável.” (Parágrafo 4°, pagina 36)

Lutero ao investigar a origem da vocação no povo descobre que a vocação e a religião...
tracking img