Fichamento sobre max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO


CAPÍTULO III - MAX WEBER

O pensamento de Max Weber tem sido bastante relido na atualidade, proporcionando para a sociologia instrumentos muito úteis para a interpretação do mundo moderno. Weber criticou os pressupostos do positivismo e realizou um cuidadoso estudo das religiões mundiais, mostrando que a marca fundamental da modernidade é a racionalização da cultura e dasociedade.

I. VIDA E OBRAS
- nasceu na Alemanha em 1864.
- dedicou-se à docência universitária, tendo lecionado em Berlim, Friburgo e Heidelberg.
- passou a dedicar-se somente à pesquisa em 1907, após receber uma herança.
- participou da redação da nova Constituição Germânica que funda a República da Alemanha.
- morreu 1920, na cidade de Munique.
- entre os escritos de Max Weber, além detextos sociológicos, aparecem obras de epistemologia, história, direito e economia.

1.1. Contexto intelectual
Dentre as correntes teóricas que mais influenciaram o pensamento de Max Weber, podemos citar:
- a filosofia clássica de Immanuel Kant e Friedrich Nietzsche;
- as ideias dos filósofos neo-kantianos, que insistiam na necessidade de distinguir as características das ciências sociais dasdemais ciências da natureza;
- o pensamento social alemão de outros teóricos da época.

1.2. Contexto sócio histórico
- a situação sócio-política da Alemanha inspirou pesquisas, textos e reflexões acadêmicas do autor, especialmente em relação aos fenômenos do capitalismo, da burocracia e do poder político.
- a unificação dos territórios germânicos foi fundamental para que a Alemanha pudesseparticipar da corrida econômica do desenvolvimento industrial.
- todavia, os "junkers” (aristocracia rural), possuíam terras e dominavam alguns postos do Estado, impedindo a ascensão política da burguesia.
- para resolver este impasse, a existência de um governo forte e centralizador foi essencial para os esforços de modernização alemã. Mas, por outro lado, acarretou também um aumento daburocracia estatal. Por esta razão, Weber defendia o fortalecimento do parlamento e as eleições diretas para presidente.
- em seus escritos políticos e sociológicos, Weber debateu constantemente o papel do Estado como líder da industrialização econômica, a expansão do capitalismo, a situação dos trabalhadores do campo e da cidade, o papel do Estado e da burocracia e vários outros temas.

II. TEORIASOCIOLÓGICA COMPREENSIVA

2.1. Epistemologia
a) Ciências naturais x ciências sociais
- a preocupação dos filósofos neo-kantianos era combater o pressuposto positivista de que as ciências da natureza e as ciências sociais deviam adotar o mesmo método.
- Dilthey afirmava que a diferença entre as ciências residia na diferença entre os objetos de estudo e na maneira de relacionar o sujeitocom o objeto. Para ele, os cientistas naturais devem "explicar" as leis causais da natureza, visto que ela é exterior ao homem. Já os cientistas sociais buscam "compreender" os fenômenos, uma vez que o homem é o sujeito e o objeto ao mesmo tempo.
- para Windelband, a diferença entre as ciências naturais e as ciências sociais residia no método, distinguido em dois tipos: o nomotético, orientadopara a construção de leis gerais (característico das ciências naturais), e o ideográfico, que destaca a individualidade e a singularidade de um determinado fenômeno (como deveria ser nas ciências sociais).
- para Rickert, os objetos das ciências sociais são selecionados conforme os valores culturais e os interesses pessoais do pesquisador.
- para Weber, os dois procedimentos (explicação causal ecompreensão) são complementares, devendo ser usados pelo pesquisador conforme suas finalidades.
- o sociólogo deve saber integrar os métodos individualizante e generalizante nas suas pesquisas, para selecionar os dados da realidade que deseja pesquisar, destacando a singularidade e os traços que definem seu objeto, e posteriormente estabelecer relações entre os fenômenos.
- a finalidade do...
tracking img