Fichamento de max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

Clássicos da sociologia – Max Weber
















Referencia Bibliográfica:

QUINTANEIRO, Tania, at alb., Max Weber, in: um toque de clássicosPalmas/TO
Março/2013


Max Weber nasceu em Erfurt, Alemanha, no ano de 1864 e faleceu em 1920 em Munique. Estudou direito, economia, filosofia,historia e sociologia.
Viveu em um contexto histórico que estava ocorrendo muitas transformações trazidas pela Revolução Industrial e pela crescente expansão do capitalismo, novos modelos devida e novas formas de sociabilidade provocaram profundas mudanças na estrutura social, antigas formas de vida foram transformadas ou substituídas, a política a economia e a cultura mudavam de cara, edentro desse contexto surgia à necessidade de uma ciência que tivesse como objetivo a sociedade.
Weber considerava Marx e Nietzsche como os pensadores decisivos de seu tempo, aqueles que, segundoalguns biógrafos, tiveram maior impacto sobre sua obra, pois todos compartilharam o mesmo tema: O Capitalismo Ocidental estudando-o da perspectiva histórica, econômica, ideológica e sociológica.Weber também herda a idéia de Friedrich Nietzsche segundo a qual a vontade de poder, expressa na luta entre valores antagônicos, é que torna a realidade social, política e econômica compreensível. Issorefletia preocupações correntes de historiadores, sociólogos e psicólogos alemães, interessados pelo caráter conflituoso implícito no pluralismo democrático. Coube a Weber refinar essas e outras ideiasque estavam presentes em debates da época.
Weber diz que, “a ciência é hoje uma vocação organizada em disciplinas especiais a serviço do auto esclarecimento e conhecimento de fatosinter-relacionados”. Ela não dá resposta à pergunta: a qual dos deuses devemos servir? Essa é uma questão que tem a ver com a ética. Em outras palavras, é preciso distinguir entre os julgamentos de valor e o...
tracking img