Max mercadoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A base da sociedade humana é o trabalho, homens cooperam entre si para fazer uso das forças da natureza, para satisfazer suas necessidades. O produto do trabalho deve, antes de tudo, responder aalgumas necessidades humanas em outras palavras, ser útil. No I capitulo do capital Marx analisar a mercadoria e sua dupla forma valor de uso e valor de troca, demonstrando a dinâmica de ambas formascomo veremos a seguir.
Para Marx a necessidade satisfeita por um valor de uso não precisa ser uma necessidade física. Um livro é um valor de uso, porque pessoas necessitam ler. Igualmente, asnecessidades que os valores de uso satisfazem podem ser para alcançar propósitos vis. Sob o capitalismo, todavia, os produtos do trabalho tomam a forma de mercadorias. Uma mercadoria, não tem simplesmente umvalor de uso. Mercadorias são feitas, não para serem consumidas diretamente, mas para serem vendidas no mercado. São produzidas para serem trocadas. Desse modo cada mercadoria tem um valor de troca, "arelação quantitativa, a proporção na qual valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de um outro tipo". Assim, o valor de troca de uma camisa poderá ser uma centena de lata deervilhas.
Mais ainda, um valor de uso tem que satisfazer algumas necessidades humanas específicas. Se você tem fome, um livro não poderá satisfazê-lo. Em contraste, o valor de troca de uma mercadoria ésimplesmente o montante pelo qual será trocado por outras mercadorias. Os valores de troca refletem mais o que as mercadorias têm em comum entre si, do que suas qualidades específicas. Um pão pode sertrocado por um abridor de latas, seja diretamente ou por meio de dinheiro, mesmo que suas utilidades sejam muito diferentes.
Marx diz que todas as mercadorias tem um valor, do qual o valor de troca ésimplesmente o seu reflexo. Esse valor representa o custo de produção de uma mercadoria à sociedade. Pelo fato de que a força de trabalho é a força motriz da produção, esse custo só pode ser medido...
tracking img