Karl marx e max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx e Max Weber

1.Explique o conceito de “mercadoria” na obra de Karl Marx, indicando sua relevância para o estudo da sociedade capitalista.
Para Marx “A mercadoria é, antes de tudo, umobjeto exterior, uma coisa que, pelas suas propriedades satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie. Que essas necessidades tenham origem no estômago ou na fantasia, a sua natureza em nada altera aquestão. Não se trata tampouco aqui de saber como são satisfeitas essas necessidades: imediatamente, se o objeto é um meio de subsistência (objeto de consumo) indiretamente, se é um meio deprodução.” (MARX, Karl. O Capital. Vol.I, parte I). Pode-se dizer também que se caracteriza como a forma social em que os elementos se apresentam na sociedade capitalista, uma vez que é produzida para o mercado enão para o autossustento. Na sociedade capitalista, o processo de socialização, diferente das outras sociedades, acontece através das trocas, seja pela troca de trabalho interpessoal, ou a troca demercadorias no mercado. Esse processo é denominado Sociabilidade da troca. Através do processo de produção de mercadoria e circulação destas há a extração de “mais-valia”, essencial para o capitalismo,uma vez que a partir dela se adquire o lucro. Uma mercadoria possui valor de uso e valor de troca e estes se originam na utilidade, que pode variar conforme a pessoa. O valor de troca é determinadopela concorrência e é fruto do trabalho abstrato. O valor de uso é característica do produto e é fruto do trabalho concreto. O mesmo produto pode apresentar diferentes valores de uso relacionados à suautilidade, mas existe um limite físico para o uso deste.

2. Sintetize e relacione entre si os conceitos de “ideologia” e de “fetichismo da mercadoria” em Karl Marx.
Ideologia na teoria marxista éa falsa interpretação da realidade, uma distorção da imagem pela qual esta se apresenta a nós, impedindo-a de se manifestar de maneira imediata. Quando esta distorção se refere à troca, ela é...
tracking img