Fichamento_CATANI, Afrânio Mendes. O capitalismo em geral. In __________. O que é capitalismo. 28ª ed. Brasiliense. Brasil. 1989. cap 1. pag 7-25, 34-39

2419 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA
Fundamentos Sociais da Arquitetura e Urbanismo

Discente: Edson Correia Rodrigues
Docente: Giovana Paiva de Oliveira

FICHAMENTO “O Que É Capitalismo”

Natal
2013
Edson Correia Rodrigues

FICHAMENTO “O Que É Capitalismo”

Trabalho apresentado á disciplina de Fundamentos Sociais da Arquitetura e Urbanismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial de avaliação da primeira unidade.

Docente: Giovana Paiva de Oliveira

Natal
2013

INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um fichamento parcial do livro O Que é Capitalismo em que vou falar um pouco do tema que é essencialmente as posições tomadas por Max Weber e Karl Marx que são diferentes acerca do que entendem por capitalismo, baseando-as em alguns livros.

CATANI, Afrânio Mendes. O capitalismo em geral. In __________. O que é capitalismo. 28ª ed. Brasiliense. Brasil. 1989. cap 1. pag 7-25, 34-39.

Na introduçâo o livro compara as diferentes posições tomadas pelo Max Weber e Karl Marx na definição do capitalismo. Em que Max parte da teoria chamada culturista que procura definir o capitalismo além de ser voltado à economia, mas sim a economia estar incluído nos fatores de relação social enraizadas na reforma europeia: do protestantismo e calvinismo na Europa de lutero que definem o capitalismo. Em outras palavras tendo o trabalho como meio de alcançar a salvação através dos bens conseguidos pelo mesmo. E assim o Max friza a presença dos fatores culturais associados ao capitalismo. Isso implica de acordo com Max a existência do capitalismo em quaisquer serviços remunerados. Enquanto que Karl baseia-se na razão histórica para definir capitalismo, começado no início da idade moderna e que teve seu auge na Revolução Industrial, na

Relacionados