Materialismo e psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas e respostas sobre a relação da PSICOLOGIA e o MATERIALISMO.

1-Qual a relação do Materialismo Dialético com a Psicologia?
R=A dialética forneceu a psicologia sua estabilidade e seusignificado, o que libertou de ter de optar entre o Materialismo elementar ou o Idealismo. Com o auxilio da dialética a psicologia pode ser simultaneamente uma ciência natural e uma ciência humana,abolindo a divisão entre a consciência e as coisas que o espiritualismo buscou impor ao universo. A dialética marxista permitiu a psicologia compreender o organismo e seu ambiente em interação constante efoi na dialética que a psicologia encontrou ferramentas para explicar os conflitos nos quais o individualismo tem que evoluir seu comportamento e desenvolver sua personalidade.

2-O que propõe oMaterialismo na Psicologia?
R=O Materialismo é a concepção filosófica que trata o ser, a realidade material, como o elemento que determina o nosso pensamento, as nossas ideias e a nossa vida. Para omaterialista, as respostas para os fenômenos físicos e sociais estão contidas nesses mesmos fenômenos. As ideias e concepções que a nossa mente projeta sobre o mundo estão determinadas pela existêncianão do pensamento, mas pela existência material dos objetos à nossa volta, e estes incidem sobre nós quando nos relacionamos com eles.

3-Explique a importância do materialismo cientifico sobre aPsicologia?
R= O materialismo cientifico foi muito importante na história da psicologia, os fenômenos psicológicos adquiriram status científicos, fortalecendo assim a ciência da psicologia. Omaterialismo cientifica também esteve com Wundt, buscando a relação entre os fenômenos psíquicos e fisiológicos, entre a mente e o corpo. Os processos mentais e os processos corporais e fisiológicos decorremparalelamente, sem interferência mútua. Foi um empirista, em oposição ao nativismo. Acreditava que a vida mental era fruto da experiência e não de ideias inatas e que os fenômenos mentais do...
tracking img