Matematica e contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA AS EMPRESAS
A contabilidade está totalmente ligada aos cálculos matemáticos, na determinação de valores de impostos, no balanço comercial das empresas, naelaboração dos cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica entre muitas outras situações.
Contabilidadee matemática são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade, sempre andaram juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social e são essenciais ao desenvolvimento profissional. São duasciências que utilizam dados quantitativos expressos por números. Sendo assim o aparecimento de números e o aparecimento da moeda foram premissas para a evolução e o desenvolvimento das ciências.Ainda que a contabilidade se utilize de métodos quantitativos, não podemos confundi-la com ciências Matemáticas (ou exatas) que tem por objeto as quantidades consideradas abstratas que independem da açãohumanas. Na contabilidade, as quantidades são simples medidas dos fatos que ocorreram em razão da ação do homem (MARION, 2003, P. 26). Assim, a Contabilidade é uma ciência factual social e aMatemática, uma ciência formal.
Antigamente os procedimentos utilizados para os registros e apurações de resultados atendiam aos empreendimentos comerciais desenvolvidos na era Mercantilista, onde as empresasna sua maioria não fabricavam os produtos. Posteriormente, no século XVIII, com a Revolução Industrial, tornou-se necessário apurar o resultado considerando a industrialização de bens e todos oscustos relacionados à produção. A contabilidade neste estágio precisava mensurar todos os custos relacionados a fatores de produção, adaptando o conceito inicial das atividades comerciais onde o custo damercadoria vendida era encontrado em função do estoque inicial, das compras e do estoque final. O valor do Estoque dos produtos existentes na empresa, fabricados por ela, deveria então corresponder...
tracking img