A importandia da matematica na contabilidade

323 palavras 2 páginas
2 A IMPORTÂNCIA DA MATEMATICA NA CONTABILIDADE

A matemática sempre existiu no raciocínio humano, e desde os primórdios históricos, vemos progressos relevantes em vários povos na antiguidade, como o Egito, que utilizavam cálculos para engenharia; na mesopotâmia as praticas matemáticas tinham cunho importante no comercio e guarda de estoques; e na Grécia, esta ciência era ressaltada especialmente por Arquimedes, Platão, Pitágoras, e Euclides.
Pode se perceber que desde a antiguidade a matemática é utilizada nas mais diversas atividades exercidas pelo homem, sempre foi de suma importância principalmente nas atividades comerciais.
Em geral todo o que se necessita medir no mundo, exige o número, e nesta medição é imprescindível a analogia, portanto, é a matemática que expõe o numero para o raciocínio, colocando-as em quantidades, desta forma facilitando a analise e avaliação do objeto de riqueza.
Usa-se a matemática em contabilidade, para informar e depois analisar oque está contido na informação, deste modo pode-se avaliar as condições financeiras e patrimoniais das entidades em questão.
As atividades de contabilidade são cheias de cálculos básicos ou avançados. Estes cálculos são necessários para encontrar as informações que devem ser inclusas nos registros de uma empresa. Muitos cálculos requerem princípios matemáticos básicos. Em outros casos, entretanto, assuntos mais complexos podem requerer a utilização de múltiplos cálculos. É importante possuir bons conhecimentos de álgebra, para concluir estas tarefas e fornecer dados financeiros precisos.
A Contabilidade esta totalmente ligada aos cálculos matemáticos na determinação de valores de impostos no balanço comercial de empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, calculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes prestação de contas imposto de renda pessoa física e jurídica entre outras situações. Como dica de estratégia de ensino, podemos utilizar algumas noções de contabilidade na aula de

Relacionados

  • TRAB INDV 5 SEM Unopar
    3367 palavras | 14 páginas
  • Contabilidade de empresas comerciais
    4034 palavras | 17 páginas