Mata ciliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
. As Matas Ciliares

As Matas Ciliares são vegetação localizada às margens dos rios, ribeirões, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes, o nome mata ciliar é dado a essa vegetação porque elaprotege os rios. As Matas Ciliares precisam ser conservadas para manter a qualidade do ar e a temperatura estáveis.
As matas ciliares desempenham múltiplas funções no ecossistema e tem relação diretacom a qualidade da água como a proteção física das margens dos rios, reciclagem de elementos em condições de solos encharcados, interação entre os ecossistemas terrestres e aquáticos (temperatura daágua, alimentação da fauna aquática e terrestre)
Desempenha papel de corredor genético para a flora e fauna, promovendo o fluxo de espécies dentro e entre os diferentes biomas em diferentes matasciliares: vales fechados, terraços, alagados, ilhas, banco de areia.
Através da fotossíntese, as plantas absorvem o gás carbônico da atmosfera, melhorando assim a qualidade do ar e regulando atemperatura na Terra.
As matas liberam água em forma de vapor, que ao atingir a atmosfera se concentra e se condensa, formando nuvens que diminuem os efeitos dos raios do sol, produzem as chuvas e estabilizamo clima. Atuam como corredores ecológicos porque une fragmentos de florestas, o que permite a circulação de animais e a dispersão de sementes, aumentando a conservação da biodiversidade.
As chuvas eos ventos carregam partes constituintes do solo exposto até os corpos d’água.

Nos pequenos riachos das cabeceiras, folhas mortas e galhos são as fontes primárias de carbono orgânico para as cadeiasalimentares aquáticas, chegando a representar 70% do fluxo de energia anual desses ecossistemas.
A destruição da mata ciliar eliminará esta fonte de nutrientes e de energia alterando a cadeiaalimentar.
E o aumento de sedimentos decorrentes da erosão (areia e argila) remove por atrito as algas, fungos e bactérias que recobrem o leito do rio, ou as enterra (assoreamento) modificando bastante...
tracking img