Mata ciliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MATA CILIAR

Maria Denise Alves Pinto
Professor André Bazanella
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Geografia (GED0461/6) – [ TG08 ] Trabalho de Graduação
15/06/2010

RESUMO

A mata ciliar é muito importante para o ciclo dos ecossistemas. A fauna, a flora, o ser humano precisa desses cílios que a natureza proporciona a qualidade dos rios, consequentemente das águas que éum bem precioso para o meio ambiente em geral. A sociedade precisa ajudar essas matas a não ser devastada para que não ocorra o assoreamento dos rios, causando enchentes e a poluição da água, importante para a sobrevivência da humanidade.

Palavras Chave: Ecossistemas; Importante; Ambiente.

1 INTRODUÇÃO

A conscientização para a recuperação de áreas degradas mostra como é enormeo desconhecimento sobre o plantar florestas nativas e ciliares . Cabe aos técnicos, pesquisadores, enfim, a sociedade civil, desenvolver técnicas para o plantio ou programas de recuperação dessas matas

Os proprietários rurais sofrem com a falta de recursos financeiros para efetivar ações das áreas degradadas, principalmente na agricultura familiar. Daí a importância do conhecimentode sistemas que podem ser utilizados na implantação dessas matas.

2 CONCEITO DA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

A restauração florestal na paisagem pode ser definida como um processo planejado que procura recuperar totalmente a integridade ecológica e melhorar o bem estar humano em paisagens desflorestadas ou degradadas.

O conceito de restauração florestal por umaescala de paisagem emerge em partes de reconhecer que a degradação da natureza foi tão avançada em alguns lugares que precisam urgentemente da restauração.

Segundo Antunes (2005) “ [ ] a importância da participação política são formas de construção do desenvolvimento que atualmente, mais do que nunca deve estar baseado nas dimensões humanas e ambientais [ ].”

Então o projeto derecuperação das matas ciliares é um modelo de conservação da biodiversidade.

O homem deve cuidar da flora, garantindo a qualidade de vida da sociedade. O governo deve rever aspectos importantes no modelo agropecuário, a sustentabilidade econômica e social dos produtores rurais não agredindo o meio ambiente.

3 O QUE CAUSA UMA REDUÇÃO DA BIODIVERSIDADE

• Acarreta nasdiminuições das espécies;
• Perda do banco genético;
• Perda da fertilidade do solo;
• Pode desequilibrar os ecossistemas;

Com esses fatores acarretará uma má qualidade da água prejudicando a fauna, a flora e principalmente uma sociedade num geral.

4 O QUE SÃO AS MATAS CILIARES

São conhecidas como vegetação ou florestas riparia, mata de galeria, mata de várzea,floresta beira rio, ribeirinha e ripícula.

É uma vegetação que margeia os trechos dos rios, protegendo os cursos da água, tem como principal função estabilizar as margens dos rios, com as raízes. Evitando desmoronar, assim protege contra o assoreamento, que é o resultado de depósito de sedimentos nos fundos dos rios. Esses sedimentos são levados pelo rio e pela ação do vento, ação dohomem, ação da água e outros processos erosivos.

O assoreamento ocorre de forma natural mas pode ser acelerado pela ação do homem.

A mata ciliar é uma formação vegetal que se desenvolve junto aos cursos de água, sendo favorecidos pelas condições físicas e locais principalmente relacionadas a umidade do solo.

Tem várias funções, a mata ciliar para a natureza,servem para gerenciar o meio ambiente contribuindo para a manutenção da qualidade dos recursos hídricos e servem também para umedecer entre as áreas agrícolas favorecendo a proteção da vida silvestre local.

Em elevações mais íngremes, a mata ciliar se assemelha como a mata mesófila, correspondendo ao domínio do estrato arbóreo como dossel contínuo nas áreas melhores conservadas....
tracking img