Fichamento- temas de psicologia: entrevistas e grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Temas de Psicologia: Entrvistas e Grupos
José Bleger

A Entrevista Psicologica

A entrevista é um instrumento fundamental do método clinico e é, portanto, uma técnica de investigação cientifica em psicologia. (p. 1)
Como veremos, essa dupla face da técnica tem especial gravitação no caso da entrevista porque, entre outras razões, identifica ou faz coexistir no psicólogo as funções deinvestigador e de profissional, já que a técnica é o ponto de interação entre a ciência e as necessidades práticas; é assim que a entrevista alcança a aplicação de conhecimentos científicos e, ao mesmo tempo, obtém ou possibilita levar a vida diária do ser humano ao nível do conhecimento e da elaboração cientifica. (p. 1)
Aqui nos interessa a entrevista psicológica, entendida como aquela na qual sebuscam objetivos psicológicos (investigação, diagnostico, terapia, etc.). dessa maneira, nosso objetivo fica limitado ao estudo da entrevista psicológica, não somente para assinalar algumas das regras práticas que possibilitam seu emprego eficaz e correto, como também para desenvolver em certa medida o estudo psicológico da entrevista psicológica. Nesse sentido, boa parte do que se desenvolverá aquipode ser utilizado ou aplicado em todo tipo de entrevista, porque em todas elas intervêm inevitavelmente fatores ou dinamismos psicológicos. A entrevista psicológica, dessa maneira, deriva sua denominação exclusivamente de seus objetivos ou finalidades, tal como já assinalei. Na consideração da entrevista psicológica como técnica, incluímos dois aspectos: um é o das regras ou indicações práticasde sua execução, e o outro é a psicologia da entrevista psicológica, que fundamenta as primeiras. Em outros termos, incluímos a técnica e a teoria da técnica da entrevista psicológica. Circunscrita dessa maneira, a entrevista psicológica é o instrumento fundamental de trabalho não somente para o psicólogo, como também para outros profissionais (psiquiatra, assistente social, sociólogo, etc.). (p.2)
Contudo, a entrevista aberta não se caracteriza essencialmente pela liberdade de colocar perguntas, porque, como veremos mais adiante, o fundamento da entrevista psicológica não consiste em perguntar, nem no propósito de recolher dados da historia do entrevistado. Embora os fundamentos sejam apresentados um pouco mais adiante, devemos desde já sublinhar que a liberdade do entrevistador, nocaso da entrevista aberta, reside numa flexibilidade suficiente para permitir, na medida do possível, que o entrevistado configure o campo da entrevista segundo sua estrutura psicológica particular, ou – dito de outra maneira – que o campo da entrevista se configure, o máximo possível, pelas variáveis que dependem da personalidade do entrevistado. (p. 3)
A realidade é que, em todos os casos, aentrevista é sempre um fenômeno grupal, já que mesmo com a participação de um só entrevistado sua relação com o entrevistador deve ser considerada em função da psicologia e da dinâmica de grupo. Pode-se diferenciar também as entrevistas segundo o beneficiário do resultado; assim, podemos distinguir: a) a entrevista que se realiza em beneficio do entrevistado – que é o caso da consulta psicológica oupsiquiátrica; b) a entrevista cujo objetivo é a pesquisa, na qual importam os resultados científicos; c) a entrevista que se realiza para um terceiro (uma instituição). (p. 4)
Entrevista, Consulta e Anamnese
Tanto o método clinico como a técnica da entrevista procedem do campo da medicina, porém a prática médica inclui procedimentos semelhantes que sem duvida não devem ser confundidos com aentrevista psicológica, nem superpostos a ela. (p. 5)
Consulta não é sinônimo de entrevista; esta ultima é apenas um dos procedimentos de que o técnico ou profissional, psicólogo ou médico, dispõe para atender a uma consulta. (p. 5)
Diferentemente da consulta e da anamnese, a entrevista psicológica objetiva o estudo e a utilização do comportamento total do individuo em todo o curso da relação...
tracking img