Matas ciliares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Tecnologia em gestão ambiental

MARCOS OLIVEIRA GOMES ARAÚJO

IMPACTOS GERADOS PELA DEGRADAÇÃO DA MATA CILIAR, OS EFEITOS SOBRE AS POPULAÇÕES HUMANAS, E PRINCIPAIS FORMAS DE RECUPERAÇÃO

GOVERNADOR VALADARES
2012
MARCOS OLIVEIRA GOMES ARAÚJO

IMPACTOS GERADOS PELA DEGRADAÇÃO DA MATA CILIAR, OS EFEITOS SOBRE AS POPULAÇÕES HUMANAS, E PRINCIPAISFORMAS DE RECUPERAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

Prof. Luciana Andréa Pires
Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima
Thiago Augustos Domingos
Willian

Governador Valadares
2012
1. INTRODUÇÃOLembrete importante: A primeira coisa que você deve fazer é ler as ORIENTAÇÕES da pasta.
Na pasta tem dois materiais complementares que foram escolhidos pelos professores. Leia o MATERIAL COMPLEMENTAR 1: Engenharia, meio ambiente e expansão urbana. O texto aborda a ocupação e uso do solo nas áreas de expansão urbana, das responsabilidades e da engenharia civil como uma ferramenta importante para odesenvolvimento urbano sustentável e preservação ambiental.
O segundo artigo seria mais um complemento para quem deseja abordar o assunto relacionado às questões socioambientais cerca da expansão urbana: METRÓPOLE E EXPANSÃO URBANA - a persistência de processos “insustentáveis” .
Na introdução você deve apresentar em linhas gerais o que irá ser desenvolvido e os objetivos do trabalho.
Nesteitem deve estar claro para o leitor a que se destina e a finalidade do trabalho.
Para facilitar sugiro que escrevam o desenvolvimento antes da introdução, desta forma já dominará o assunto que será trabalhado.
Deixe1 página de Introdução.

2. DESENVOLVIMENTO

A Revolução Industrial iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, e que expandiu-se pelo mundo apartir do século XIXtrouxe além do profundo impacto no processo produtivo e do crescimento econômico, conseqüências que vieram sendo visíveis com o passar dos anos, quando as pessoas passaram a ter acesso a bens industrializados e deslocaram-se para os centros urbanos em busca de trabalho. A agricultura que era a principal atividade econômica e que gerava emprego para as pessoas foi sendo suprimida e a produção deixou deser artesanal e passou a ser maquino faturada.
Esse processo de migração das pessoas para os centros urbanos acometeu vários problemas ambientais, tanto na cidade quanto nas zonas rurais. Os modelos de desenvolvimento econômico adotado pelas civilazões foram idealizados, geralmente sem considerar a importância do meio ambiente para a sobrevivência humana.
Pode ser observado como um dos maioresimpactos gerados ao meio ambiente decorrente das ações antrópicas, a degradação de matas ciliares, que são consideradas formações vegetais, que percorrem ao longo das margens dos cursos D’água, cuja função principal é proteger recursos hídricos e manter a qualidade destes em equilíbrio constante com a fauna e flora existente na região. As matas ciliares são de grande importância, pois funcionamcomo filtros, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d’água, afetando diretamente a quantidade e a qualidade da água, provocando assoreamento do leito dos rios e conseqüentemente a fauna aquática e a população humana, além de serem importantes como corredores ecológicos, ligando fragmentos florestais e facilitando o deslocamento da fauna e ofluxo gênico entre as populações de espécies animais e vegetais , exercem também proteção do solo contra processos erosivos.
Apesar da grande importância de matas ciliares, a degradação vem ocorrendo em grande escala. O processo de ocupação dos centros urbanos no Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento, provocando conseqüentemente a degradação dos recursos naturais e do meio ambiente. O...
tracking img