Mary parker follet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mary Parker Follet
A escritora norte americana não foi tão conhecida em seu tempo e, ainda hoje, passa despercebida por grande parte da população. No entanto, aos que conhecem o seu trabalho e assuas obras, sabem que Mary Paker Follet contribuiu muito para a sociedade, com escritos inigualáveis, principalmente sobre liderança.
Autora norte-americana que tratou de diversos temas relativos àadministração, na chamada Escola das Relações Humanas ficando conhecida como a “profetisa do gerenciamento”.
Formou-se em filosofia, direito, economia e administração pública e foi autora de trêslivros.
Suas idéias de construção da cidadania são tão avançadas que, publicadas em 1920 são hoje consideradas futuristas.

* Algumas citações de Mary
"O líder mais bem-sucedido é aquele que temuma visão do que ainda não foi realizado."
"Ouvimos repetidas vezes no passado: 'Um líder não é feito. Ele nasce líder."
"A responsabilidade é a maior incentivadora do desenvolvimento dos homens."“O verdadeiro líder não tem seguidores, mas pessoas trabalhando com ele.”

Dentre os seus diversos trabalhos vamos abordar dois dos conceitos mais importantes: a lei dasituação e a solução integrada.

Lei da Situação
Um dos aspectos mais originais da concepção de Follett foi a Lei da Situação:  "uma pessoa não deve dar ordens a outra pessoa, mas ambas devemconcordar em receber ordens da situação". É a situação concreta que deve governar as ordens a serem dadas e a atenção que as pessoas darão a essas ordens. Esse processo deve estar completamente isento dainterferência pessoal dos chefes, sendo a situação real determinante do que é certo ou errado.
Assim, para ela "toda decisão é um momento de um processo" e se torna importante somente dentro docontexto desse processo. Qualquer pessoa dentro da organização é considerada importante na medida em que intervém para tomar uma decisão dentro de um processo geral e não por fazer parte da hierarquia....
tracking img