Mary parker follet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUEM FOI MARY PARKER FOLLET

Nasceu em Quincy, 1868 — Massachusetts, foi uma autora norte-americana que tratou de diversos temas relativos à administração, na chamada Escola das Relações Humanas ficando conhecida como a “profetisa do gerenciamento”.
Formou-se em filosofia, direito, economia e administração pública e foi autora de três livros.
Suas ideias foram muito revolucionárias para suaépoca, e, em boa parte, continuam sendo até hoje. Ela foi capaz de enxergar através do Homo economicus, dos pensadores do Taylorismo, e propor que o ser humano somente se desenvolve quando carregado de responsabilidade.
Com suas teorias, Follet, deu maior importância às relações individuais dos trabalhadores e analisou seus padrões de comportamento.

Teorias Administrativas

Mary ParkerFollett deu continuidade aos preceitos da Escola Clássica apregoando a existência de princípios gerais aplicáveis tanto às indústrias como a outras formas de organizações. Mas o fator inovador nos postulados de Follett foi a introdução de variáveis e componentes psicológicos à abordagem da Escola Clássica. Para Follett, a organização apresenta os seguintes aspectos:
Constitui, totalmente, o resultadode uma série de intransigências que levam em conta um número infinito de possibilidades em torno de uma situação específica ou única;
o é uma força viva, móvel e fluida;
o representa pessoas que reagem e respondem a estímulos que não podem ser definidos com precisão.
Assim, os problemas de uma organização constituem fundamentalmente problemas de relações humanas. O papel da psicologiaadministrativa deve ser o de reconciliar os indivíduos com a organização. A administração precisa compreender as pessoas, os grupos e a comunidade onde está situada a empresa. O objetivo básico da ação administrativa é obter a integração das pessoas e a coordenação das suas atividades.
Para Follett, uma empresa não é simplesmente uma unidade econômica, mas uma instituição social, sendo partesignificativa da sociedade. Ela situava as funções da empresa e o gerenciamento dentro da estrutura social como um todo, enfatizando sua fundamental importância em tornar a sociedade mais justa - seu esforço constante. A sua filosofia da organização pode ser resumida em dois aspectos básicos:
o interpenetração de autoridade ao invés da superautoridade;
o controle sobre fatos mais do que sobre pessoas.No que diz respeito à coordenação, Follett enumera quatro "princípios" (a linguagem normativa da teoria clássica) fundamentais da organização:
Princípio de contato direto - Para melhor coordenação deve-se estreitar os contatos diretos entre as pessoas interessadas e responsáveis, seja no sentido horizontal seja no sentido vertical;
Princípio de planejamento - As pessoas que executam um trabalhodevem estar envolvidas nele desde o momento do planejamento e estruturação do programa a ser realizado;
Princípio das relações recíprocas - Todos os elementos de um dado conjunto devem estar mutuamente relacionados;
Princípio do processo contínuo de coordenação - A coordenação é um processo continuado.
Um dos aspectos mais originais da concepção de Follett foi a Lei da Situação: "uma pessoa nãodeve dar ordens a outra pessoa, mas ambas devem concordar em receber ordens da situação". É a situação concreta que deve governar as ordens a serem dadas e a atenção que as pessoas darão a essas ordens. Esse processo deve estar completamente isento da interferência pessoal dos chefes, sendo a situação real determinante do que é certo ou errado.
Assim, para ela "toda decisão é um momento de umprocesso" e se torna importante somente dentro do contexto desse processo. Qualquer pessoa dentro da organização é considerada importante na medida em que intervém para tomar uma decisão dentro de um processo geral e não por fazer parte da hierarquia. Essa teoria de Follett modificou o conceito tradicional de liderança. Para ela o líder precisa estar consciente do grupo no qual ele trabalha e...
tracking img