Marketng 1 periodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito Empresarial - Atividade Tele Aula 1

TEMA 1
PONTO DE PARTIDA

A partir desse estudo você estará apto a entender os fatores de produção.
Responda individualmente essa questão:
Dentre as atividades desenvolvidas pelos empresários, existe o entendimento de que eles são responsáveis pela chamada “combinação de fatores de produção”. Segundo a ANAN (2010), esses fatores podem ser divididos emcapital, mão-deobra, insumo e tecnologia. Diante disso, na sua opinião, o legislador brasileiro poderia excluir algumas dessas atividades do Código Empresarial? Justifique sua resposta.
R - o empresário não pode excluir nenhuma dessas atividades, porque tem que usar esses fatores para encontrar oportunidades, produzir e atender demandas para conquistar riquezas e lucros mesmo tendo graus de riscosda obra por conta de terceiros ter sucesso ou não a uma possível rejeição dos consumidores

TEMA 2
PONTO DE PARTIDA
Os estudos de ANAN (2010) enfocam os conceitos de empresário e empreendedor. Diante desse posicionamento, o autor propõe a seguinte questão: “Todo empresário é um empreendedor, mas nem todo empreendedor é um empresário?” Responda essa questão, justificando a resposta. Agora, é comvocê! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!
R - O empresário é o dono ou gestor da empresa. Mas o empreendedor é aquele que tem mais do que vontade de chegar ao topo: ele conhece suas capacidades e a maneira como deve agir, planeja cada detalhe de como alcançar seu objetivo, é persistente em encontrar a forma de atingi-lo, calcula os riscos, prepara-se e acredita na suacapacidade de realizar.


TEMA 1 – PARTE II – QUESTÕES DISSERTATIVAS
QUESTÃO 4
Quais são as 4 (quatro) atividades econômicas civis questão excluídas da teoria da empresa? Justifique cada uma delas.
R - 1) Profissional Intelectual – não se considera empresário o exercente de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística,mesmo que contrate empregados para auxiliá-lo no trabalho.Salvo se, no exercício da profissão, constituir elemento de empresa;
2) Empresário Rural – salvo se houver a inscrição no registros das empresas (junta comercial);
3) Cooperativas – que são sempre sociedade civis;
4) Aquele que presta serviços diretamente e não se organiza como empresa.

TEMA 2 – PARTE I – QUESTÕES DISSERTATIVAS
QUESTÃO 3
Um dentista recém-formado, com registro no CROSP(ConselhoRegional de Odontologia do Estado de São Paulo),que atende esporadicamente alguns clientes em sua residência, sem registro em qualquer órgão público de registro mercantil, é considerado empresário nos moldes do Direito Empresarial? Justifique a resposta.
R – Essa pessoa não pode ser considerada empresário, pois, o empresário exerce profissionalmente atividades econômicas organizada para produção ou acirculação de bens ou de serviços para uma empresa.




TEMA 1
PARTE I
Questões objetivas
Para cada uma das perguntas a seguir, existe apenas 1 (uma) resposta correta.
Identifique-a:

QUESTÃO 1
O Código Comercial Brasileiro (Lei nº 566, de 25 de junho de 1850) teve influência da teoria dos atos do comércio. De acordo com ANAN (2010), são exemplos dessas atividades, consideradas mercantis naépoca:
a) Espetáculos públicos.
b) Logística.
c) Bancos.
d) As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.(x)
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

QUESTÃO 2
No Código Civil de 2002, qual das alternativas abaixo melhor exemplifica as atividades que foram excluídas da teoria da empresa:
a) Empresário Rural e Empresário Urbano.
b) Cooperativas e Profissional Intelectual.(X)
c) O indivíduoque não se organiza como empresa
e o que se organiza como empresa.
d) O Profissional Intelectual e o Empresário Urbano.
e) As alternativas “a” e “b” estão corretas.

QUESTÃO 3
Com o advento da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), pode-se
afirmar que:
a) Houve o reconhecimento da Teoria da Empresa no ordenamento jurídico nacional. (x)
b) Passou a existir o reconhecimento da...
tracking img