Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario



PLANEJAMENTO DE MARKETING

Introdução

De acordo com a ABINAM, o mercado de água mineral esta evidente no Brasil. O volume de água envasada, que e, 1995 era de 1,5 bilhões de litro alcançou inesperados mais de 5 bilhões de litros. Estecrescimento deve-se muito mais a necessidade do que a opção do consumidor. Segundo Hall ( 2006) a água mineral é um dos produtos com maior sintonia aos valores de consumo do século 21. O produto possui excelentes atrativos como conveniência e estilo de vida. Portanto envasadores podem obter grandes retornos se tiverem bom senso comercial e imaginação.
Atualmente em países desenvolvidos como EstadosUnidos o mercado de água mineral vem tomando espaço até mesmo dos refrigerantes , considerado o produto forte da categoria de bebidas.
Com isso conclui-se que o mercado brasileiro mudou nestes últimos anos, contudo , no inicio de 2000,com o crescimento da concorrência , o mercado esta exigindo dos empresários do setor uma postura mais profissional .
Em virtudes dessa mudança , surge a idéia dacriação de produtos onde a matéria prima é a água.
A decisão de criar um plano de marketing para uma empresa onde tem como objetivo aumentar o seu lucro, aumentando o mix de produto,foi vista em virtude do crescimento do mercado no segmento de purificadores; E criar uma nova estratégia para competir no mercado onde esta sempre surgindo novas soluções e idéias .
Sabemos que um das formas deaumentar a chance de sobrevivência e sucesso de uma empresa é por meio da elaboração de um plano de marketing,reunindo informações sobre as características ,as condições necessárias e necessidades do futuro empreendimento,com o objetivo de analisar sua potencialidade e viabilidade,facilitando sua implantação.
Para tanto será feita uma descrição das características da empresa, a definição doproblema,os objetivos do trabalho e a metodologia utilizada para obter todas as informações necessárias.

Análise de Mercado

O mercado de água mineral no Brasil vem mantendo – se estável nos últimos anos. Por outro lado , de acordo com a ABINAM,o mercado brasileiro ainda tem muito a crescer .Entretanto sabe- se que o consumidor de água mineral no Brasil pertence as classes A,B e C.
A partir dapopulação estimada de 193.946.886 ( 2012),temos um mercado consumidor de água no Brasil.
Conclui-se então que o mercado de água mineral tem um grande potencial de crescimento no Brasil,se considerar somente as classes A,B e C.
Pesquisas recentes mostram que o mercado mundial de filtros ultrapassa os 40 bilhões de dólares e terá crescimento anual de 5% até 2011
Duas importantes empresasinternacionais de pesquisa - Freedonia e McIlvaine - divulgaram recentemente, estudos que confirmam a tendência de crescimento do mercado de filtros em todo mundo, situação já apontada em matérias e análises publicadas pela Revista e Portal Meio Filtrante, editados pela agência de comunicação integrada L3ppm – publicidade, propaganda e marketing.
Os resultados são bastante animadores para o mercado,projetando um crescimento anual entre 5 e 5,7%, alcançando entre 47 a 49 bilhões de dólares de faturamento em 2011. Além de confirmar o crescimento do segmento, os estudos trazem notícias ainda melhores para mercados emergentes como a América Latina, onde o crescimento deverá ser superior ao da média global.

Analise do Consumidor

Embora a participação de garrafões de água no mercado ,já chegou arepresentar 60% das vendas, hoje ele representa metade do consumo total deste mercado. O consumo deste tipo de embalagem deve-se principalmente em conseqüência do preço. Os garrafões é a maneira mais barata de consumo de água mineral.Por outro lado a redução do consumo mostra que o cliente vem mudando de comportamento. Ele esta deixando de consumir os garrafões principalmente devido a qualidade do...
tracking img