Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPAS 1 e 2

Conceitos de negociação podem funcionar como um modelo a ser seguido. Apresentamos diferentes conceitos de importantes autores, destacando os principais aspectos do processo denegociação, que são:

- “Negociação é o processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas têm preferências diferentes.” (Schermerhorn, 1999).

- “Negociação é um processo de tomada dedecisão entre as partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos. (Neale;Chiavenato, 2004).

- “Cada vez que pessoas trocam idéias com o intuito de modificar suas relações, cada vez que chegam a um acordo, estão negociando. A negociação depende da comunicação, e ocorre entrepessoas que representam a si ou a grupos organizados” (Nierenberg, 1991:16).

- “ Negociação é um processo de interação potencialmente oportunista, pelo qual duas ou mais partes, com algum conflitoaparente, buscam fazer o melhor (acordo) através de ações decididas conjuntamente ao invés do que poderia ser feito por outras maneiras” (Lax e Sebenius, 1986:11).

-“Negociação é um processo decomunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta” (Fisher et al., 1994:50).

- “Negociação é o uso da informação e do poder com fim de influenciar o comportamento dentro de uma‘rede de tensão”’ (Cohen, 1980:14).

- “A situação de negociação é aquela onde duas ou mais partes envolvidas devem tomas uma decisão sobre suas metas e objetivos interdependentes. As partes concordam emadotar meios pacíficos para resolver suas disputas e não há um método ou procedimento claro estabelecido para tomar a decisão” (Lewicki et al., 1999:1).

Os tempos modernos exigem cada vez maispessoas com habilidades para negociação. A começar pela nossa própria vida quando surgem impasses em vários contextos que vivenciamos.
São incontáveis as negociações, algumas complexas e...
tracking img