Alzheimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Regional do Cariri - URCA

VOLUME 2 | Nº 1 - MAIO/2007 ISSN 1980-5861

I Simpósio de Geografia Física do Nordeste 28 de abril - 01 de maio de 2007 Universidade Regional do Cariri Suplemento Especial

02

Simone Cardoso Ribeiro, Alexsandra Bezerra de Souza, Theóphilo Michel A. C. Beserra
Universidade Regional do Cariri, Laboratório de Analise Geoambiental / Departamento deGeociência - Crato, CE, Brasil

Universidade Regional do Cariri - Lab. Análise Geoambienta/ Depto. de Geociências Rua Cel Antonio Luiz, 1161 Pimenta - Crato/Ce - CEP: 63100-000 –Tel (88) 3201.1204 - Ramal 2786

Universidade Regional do Cariri - URCA
CADERNOS DE CULTURA E CIÊNCIA

Vol. 2- Nº 2 maio 2007

|

2

Zoneamento Ecológico-econômico da Área de Proteção Ambiental Joanes/IpitangaCOPQUE, A. C. S. M. SILVA, M. N. A. SOUZA, G. S. RIBEIRO, D. A. MACHADO, R. A. S.
Departamento de Geografia/ UCSal Departamento de Geografia/ UCSal, Departamento de Geografia/ UCSal Departamento de Geografia/ UCSal Departamento de Geografia/ UCSal

Universidade Regional do Cariri - URCA
Zoneamento Ecológico-econômico da Área de Proteção Ambiental Joanes/Ipitanga CADERNOS DE CULTURA ECIÊNCIA

Vol. 2- Nº 2 maio 2007

|

3

Introdução
A Lei Nº 9.985, de 18 de julho de 2000 Art. 15, a qual instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC – define Área de Proteção Ambiental (APA) como sendo:

“Uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidadede vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais”.

A finalidade da criação da APA Joanes/Ipitanga é o bem-estar das populações locais, a proteção de ecossistemas e sua biodiversidade, as paisagens naturais, o uso e a ocupação do solo, comvistas à promoção da sustentabilidade compatibilizando assim, a ação antrópica e a conservação da natureza.

A APA Joanes/Ipitanga está totalmente inserida no Estado da Bahia e possui uma área de aproximadamente 64.472 ha e foi criada em 05 de junho de 1999, através do Decreto Estadual nº 7.596 com o objetivo de proteger os mananciais hídricos que são responsáveis por cerca de 40% do abastecimentode água da Região Metropolitana de Salvador e todo o seu ecossistema.

De acordo com a Resolução CONAMA Nº 10 de 14/12/88 – Art. 2º. A APA Joanes/Ipitanga está subdividida em zonas as quais apresentam características diversificadas quanto ao uso e ocupação do solo. Dentre os zoneamentos podemos citar: ZPR - Zona de Proteção Rigorosa, ZVS - Zona de Vida Silvestre, ZUD - Zona de UsoDiversificado, ZUE - Zona de Uso Específico, ZOC - Zona de Ocupação Controlada, NUC - Núcleo Urbano Consolidado.

Conforme o SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei Nº 9.985, de 18 de julho de 2000, Art. 2 - Inciso XVI, zoneamento: “Definição de setores ou zonas em uma unidade de conservação com objetivos de manejo e normas específicos, com o propósito de proporcionar os meios e as condiçõespara que todos os objetivos da unidade possam ser alcançados de forma harmônica e eficaz”.

O trabalho visa analisar a APA Joanes/Ipitanga, através da caracterização do zoneamento ecológico-econômico o qual tem como finalidade a concretização de objetivos de forma eficiente e garantir a sustentabilidade e o uso ordenado do solo proporcionando a recuperação de áreas degradadas, preservação dosrecursos hídricos, visitações para fins de educação ambiental, turismo ecológico, pesquisa cientifica, atividades agropecuárias, atividades de mineração, atividades industriais e para ocupação humana.

A APA limita-se a norte e leste com a bacia hidrográfica do rio Jacuípe, ao sul e sudoeste com as bacias hidrográficas da área urbana da cidade de Salvador e a sudeste o limite da bacia é...
tracking img