Alcoolismo

Introdução
O que é ALCOOLISMO?

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionado ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidasalcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém nãocontinuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndrome amnésica (Síndrome de Blackout), demêncial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbiosinespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal.
Do ponto de vista medico, o alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivode álcool, na qual o usuário se torna tolerante a intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência.
Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema,mas medicamente para maior precisão é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.
O alcoolismo tem sido através do tempo um permanente vicio social.
Oálcool pode ser considerado agente de acidentes de transito, conflitos e dissoluções conjugais e criminalidade.
É muito comum as pessoas ingerirem bebidas nas festas, comemorações, nos jogos e emoutras relações de caráter pessoal. O álcool não causa alterações, desde que seja usado com moderação por pessoas saudáveis, para proporcionar bem-estar e prazer.
A proibição de bebidas alcoólicas éuma utopia que teve pesadas conseqüências na EEUU durante a lei seca. E a atual lei de tolerância zero? Uma taça de vinho, champanhe ou cerveja não alcançara níveis patogênicos de alcoolismo.Capitulo I – Aspectos Gerais do Alcoolismo, Fatores Genéticos e Sintomas do Alcoolismo

Aspectos Gerais do Alcoolismo
A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos...
tracking img