Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gleid Mercy Valente Afonso

Professor-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0022) – Marketing de Venda
23/05/12



RESUMO


Marketing é o ato de se comercializar produtos ou serviços visando a satisfação do cliente, com o passar do tempo esse tipo de técnica foi evoluindo e abrangendo não somente produtos e serviços mas tambémvisando englobar todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, pretendendo satisfazer as necessidades presentes e futuras de seus clientes.
Pode-se dizer que o Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade, podemos dizer que o mercado se tornou competitivo e muito acirrado entre as empresas, pois a similaridade e a grande opção de produtos esta tornando essemercado muito mais competitivo, sendo assim as empresas só alcançarão sucesso as que oferecerem uma composição entre produtos e serviços a longo prazo para seus clientes.

Palavras-chave: Marketing, Produtos, Serviços e Cliente.



1 INTRODUÇÃO


A sociedade evolui e como um todo se torna mais exigente, sendo assim as empresas se tornaram mais competitivas pois os produtos se tornaramcada vez mais similares e a diferença da fidelidade de um cliente pode estar em um detalhe pequeno como um atendimento a longo prazo, um ponto de venda (PDV) adequado e um tratamento especial, lembrando-se quando se trata um cliente como alguém especial a tendência dele voltar é muito maior.
Uma outra alternativa é usar-se da criatividade em suas estratégias e no ponto de venda (PDV),porisso umas das técnicas mais usadas e apreciadas entre as empresas é o merchandising que pode ser uma ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.













2 MARKETING DE VENDAS E MERCHANDISING




Nomundo de hoje, o grande numero de opções disponíveis para o cliente, e a similaridade entre produtos cria um ambiente de competição acirrada. Em um ambiente assim, somente alcançarão o sucesso as empresas que oferecerem uma composição de produtos e serviços visando relacionamentos a longo prazo.
Nos dias atuais pode-se ver a mesma empresa praticando diferentes filosofias de marketing ao redordo mundo e ver empresas usando filosofias diferentes do marketing em um mesmo mercado: orientação para produção, produto, venda, cliente e sociedade, podendo-se identificar na evolução do marketing as seguintes filosofias para sua administração:
- Orientação para vendas.
- Orientação para produção.
- Orientação para o cliente.
- Orientação para o marketing social(marketing socialmente responsável).
- Orientação para o marketing holístico.
Ao passar dos anos a forma de abranger o marketing evolui, sendo assim se tornou de fácil acesso as empresas e seus clientes, abrangendo todas as formas de comunicação e se utilizando da internet como um meio eficiente e eficaz de atingir os públicos desejados.
As primeiras coisas a serem definidas emqualquer planejamento de marketing é quem são seus consumidores e qual exatamente é seu mercado-alvo. Por maior e mais poderosa que seja, nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as suas necessidades. Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos com características e interesses semelhantes. É imperativo encontrar um segmento de mercado onde estão os clientes empotencial com necessidades similares àquelas que a empresa deseja e pode atender, lembrando-se sempre que o Mix de marketing, ou seja, ter um bom produto,um bom preço, uma boa distribuição e uma comunicação eficaz não serão o suficiente para incrementar as vendas se a empresa não atentar para o bom desempenho do seu ponto-de-venda(PDV).
Uma oferta de marketing só alcançará êxito se...
tracking img