Conjunto habitacional de pedreghulho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação arquiteto
Pioneiro da linha modernista, Affonso Eduardo Reidy juntamente com Lucio Costa e Oscar Niemeyer, transformou a paisagem arquitetônica brasileira. Nascido em 1909, em Paris, naturalizou-se brasileiro. Estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro entre 1926 e 1930, tendo como influência Walter Gropius, Mies Van der Rohe e Le Corbusier.Affonso Eduardo Reidy em visita à obra em 1950, fonte Livro Affonso Eduardo Reidy, Ed. Blau
A partir de 1932, ingressou, através de concurso, no quadro de funcionários públicos do Rio de Janeiro, na época Distrito Federal. Devido a este fator, seus trabalhos foram desenvolvidos especificamente para obras públicas, colaborando inclusive com o urbanista Alfredo Agache na elaboração do Plano Urbanísticodo Rio de janeiro, atuando no planejamento da Esplanada do Castelo (1938) e posteriormente, no projeto do Ministério da Educação e Saúde, no Centro da cidade.
Sua obra foi marcada pela preocupação com o melhor aproveitamento do espaço, considerando especialmente a natureza e a paisagem dos locais onde seriam implantados os projetos. Sua carreira no serviço público coincidiu com a entrada doPresidente Getúlio Vargas no poder e estendeu-se até 1964, quando ocorreu o Golpe Militar que, abafou aos poucos as artes em geral no nosso país.
Reidy exerceu suas atividades como arquiteto no período entre 1929 e 1964. Durante essa fase de nossa história, ocorreram a Revolução de 1930 e o Golpe Militar de 1964. Nesta época a arquitetura brasileira pôde ser desenvolvida de forma a contribuir para ocrescimento do país. Sua morte em 1964 livrou-o da frustração de ver suas idéias e suas obras serem abandonadas pelo novo Regime instaurado.
Arquitetandoblog.wordpress.com

Identificação obra

O conjunto é popularmente chamado “Conjunto Pedregulho” por estar implantado na encosta
oeste do morro do Pedregulho.

Affonso Eduardo Reidy foi um apaixonado. Um dos principais protagonistas daarquitetura moderna brasileira vislumbrava o seu trabalho como um casamento entre as possibilidades de uma nova arquitetura e a manutenção de valores culturais e naturais pré-existentes. Através dos anos, a conciliação entre estes dois aspectos fortaleceu e definiu sua arquitetura como uma das mais representativas da recente história brasileira. Dentro do conjunto de sua obra, um dos exemplos maisdestacado neste sentido é o Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, mais conhecido como Conjunto Pedregulho (1), localizado no bairro Benfica no Rio de Janeiro, próximo ao centro da cidade. A obra foi realizada entre os anos de 1946 e 1952 e até hoje serve como modelo e referência na temática da habitação popular. O projeto do Conjunto Pedregulho constituiu em uma das primeiras tentativasde construir conjuntos habitacionais no país deixando clara a opção de prover uma maior dignidade à classe trabalhadora e servindo como uma espécie de eco do discurso promulgado por parte dos líderes do Movimento Moderno europeu, a partir dos anos 20, em favor de uma habitação social e coletiva.
Acomodação ao lugar
O terreno destinado à implantação do conjunto habitacional possui uma área totalde 52.142,00 m2 e a taxa de ocupação final do projeto ficou em 17,3%. A conformação do terreno é irregular e sua topografia bastante acidentada apresentando em certo ponto um desnível de cerca de 50 metros que de forma sinuosa, cruza toda a extensão transversal do terreno. Esta pendente de grande altura dificulta o deslocamento físico entre os dois grandes platôs horizontais acentuando a segregaçãodo espaço, além de onerar qualquer trabalho de movimentação de terra que busque suavizar esta diferença. Sua orientação é em certa forma desfavorável devido à excessiva insolação vespertina sobre o talude num local de clima quente, embora esta característica negativa seja compensada de certa forma, pelas magníficas vistas panorâmicas sobre o fundo da baia de Guanabara (figura 01). Contrariando...
tracking img