Ensino de matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Matemática: Dificuldade no Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Médio do Colégio Estadual Dr.
As dificuldade no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio do Colégio Estadual Dr. Jessé Fontes.

*
*
*
*
*
1 INTRODUÇÃO
A Matemática sempre esteve presente na vida do homem desde os tempos mais remotos em que o homem vivia da caça e da pesca já utilizava aMatemática mesmo que de maneira intuitiva. A mesma vem sendo inclusa ao longo do caminho da humanidade, interagindo com as transformações que ocorreram e que continuam a ocorrer na sociedade e no próprio homem. A Matemática foi criada e vem sendo desenvolvida pelo homem em função das suas necessidades de sobrevivência no meio social.
Nos dias atuais, a Matemática comporta um amplo campo de relações,regularidades e coerências que despertam a curiosidade de instigar a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ela faz parte da vida de todos, nas experiências mais simples como o contar, comprar e operar sobre quantidades como agricultura e pesca. Essas potencialidades de conhecimentos matemáticosdevem ser exploradas de forma mais ampla e possível.  
A Matemática sempre teve sua importância na sociedade e a mesma usufrui de status privilegiado em relações a outras disciplinas, e isso trás como conseqüência o cultivo de crenças e preconceitos. A própria sociedade acredita que a Matemática é direcionada as pessoas mais talentosas e também que essa forma de conhecimento é produzidoexclusivamente por grupos sociais ou uma sociedade mais desenvolvida e restrita.  
Optou-se por este tema, “A Matemática: Dificuldades no Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Médio”, pelo fato de perceber queo ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Médio tem sido motivo de preocupação dos professores e dos próprios alunos; em função dessa problemática buscou-se estudar esta questões através de umestudo de caso caracterizada por uma pesquisa descritiva quantitativa a luz dos pensadores da ciência da Matemática para  investigar os problemas norteadores das dificuldades no ensino-aprendizagem da Matemática no ensino Médio.
Em função da temática a ser pesquisada, procura-se analisar criteriosamente as causas e conseqüências das dificuldades existentes nas salas de aula entre professores ealunos, muitas vezes ocasionadas pela falta de integração dos grupos e pelas ausências de boas relações com os educadores no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
Os objetivos propostos para este estudo visam estudar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Médio; analisar as teorias e práticas da Matemática no contexto escolar; Identificar as principaiscausas das dificuldades nesse processo; Identificar os fatores que afetam a aprendizagem da Matemática; Avaliar a adequação das estratégias pedagógicas adotadas pelos professores de Matemática; Propor soluções viáveis para resolver o problema da aprendizagem dos alunos no Colégio Estadual Jessé Fontes.
Neste sentido, acredita-se que este estudo possa representar uma importância significativa,fornecendo-lhes subsídios para que os professores possam dar um novo sentido nessa problemática Haidt (1999, p. 75) ressalta que“ para que haja uma aprendizagem efetiva e duradoura é preciso que existam propósitos definidos e auto-atividade reflexiva dos alunos”. Assim, a autêntica aprendizagem na matemática ocorre quando o aluno está interessado e motivado e, sobretudo quando a condição dessaaprendizagem for favorável e facilita boas relações entre os professores e os alunos.
Desta forma, essa pesquisa caracterizada por um estudo de caso não pode ficar reduzido a uma hipótese avaliada por um modelo teórico preconcebido, ele decorre antes de tudo de um processo de indução que se vai definindo e se delimitando na exploração dos contextos sociais, culturais, intelectuais e políticos, onde se...
tracking img