Marketing e tic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fernando Ferrão

Trabalho Individual:
Marketing e Comércio Electrónico

Sistemas de Informação e Modelos Decisionais

[pic]
Universidade Fernando Pessoa
Porto, Novembro 2010
INDICE

1 - A presença do Marketing nos nossos dias 3
2 - Os Sistemas de Informação, e-marketing e os outros “e” 4
3 – As principais vantagens do Marketing e Comércio Electrónico para indivíduos eempresas 9
Bibliografia 12

ÍNDICE DE TABELAS E FIGURAS

Figura 1 – Exemplo de site B2B 6

Tabela 2 – Exemplo de site B2C 7

Tabela 3 – Exemplo de site C2C 8

1 - A PRESENÇA DO MARKETING NOS NOSSOS DIAS

O marketing e os sistemas de informação, estão presentes em todas actividades e em tudo o que nos rodeia nos dias de hoje. Acordamos com o toque dodespertador da marca Sony do Japão, lavamos os dentes com a escova e a pasta de dentes Colgate feita nos EUA, o creme que utilizamos no duche vem de Itália e é da marca Nívea, vestimos os jeans da Hugo Boss feitos em Marrocos, a camisa da Zara feita no México, as sapatilhas Nike de origem Indonésia, pegamos no telemóvel HTC de Tawain, e vamos para o nosso carro Volwagen Eos feito em Portugal, eassim continua sem parar. Ao longo do dia somos rodeados de tudo que tem a ver com marca, promoção, valor, preço, beneficio, acesso, etc. A sociedade actual permite-nos o acesso a artigos provenientes dos lugares mais remotos do nosso país ou planeta. O Marketing e as novas tecnologias de informação, permitem-nos aceder a condições e a realidades de vida que hoje são perfeitamente comuns einquestionáveis, mas que, eram algo inimaginável às nossas gerações anteriores.

Assiste-se aquilo que Friedman (2006) dizia, que o início do século XXI seria lembrado, não por conflitos militares ou de acontecimentos políticos, mas por uma idade nova da globalização - um "achatamento" do mundo. Com a explosão das novas tecnologias de informação, de forma súbita o conhecimento e os recursos passam aestar ligados em todo o planeta. As regras do jogo mudaram para sempre, assiste-se à possível “morte da distância", hoje já não importa a que distância as coisas ou pessoas estão mas quanto tempo demoramos a chegar até elas. Com esta revolução, o mundo está a ficar mais igualitário e nivelado, mais pequeno e plano.

Segundo informação retirada do site da ANACOM, a Internet, nos anos mais recentes,transforma-se rapidamente numa infindável rede comercial. Esta rede comercial oferece vantagens muito grandes. Permite, por exemplo, com um investimento mínimo que as empresas façam negócios em qualquer parte do globo. Deixam de ter de abrir lojas físicas ou de fazer qualquer outro tipo de localização nos países de destino. Os sítios (sites) são lojas “virtuais” que disponibilizam produtos ouserviços por cima das regras económicas que regulam o comércio dos países de destino, ou mesmo das regras internacionais. As barreiras comerciais e aduaneiras, bem como os sistemas tributários nacionais, são com facilidade ultrapassados. A globalização económica consegue um progresso flagrante.

Se o marketing é uma das áreas que nos permitiu, enquanto civilização chegar onde estamos, então éoportuno nos perguntar, que é o marketing? Kotler e Armstrong (1991, p.5), definiu o conceito em 1991 como “(…) a social and managerial process by witch individuals and groups obtains what they need and want through creating and exchanging products and value with others.” Hoje em dia, o conceito evolui para uma definição mais lata e comummente aceite, tal como é expressa pela American MarketingAssociation, que no seu site escreve: “Marketing is an organizational function and a set of processes for creating, communicating, and delivering value to customers and for managing customer relationships in ways that benefit the organization and its stakeholders.”

2 - OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, E-MARKETING E OS OUTROS “E”

Os sistemas de informação de acordo com Laudon e Laudon (2005), são...
tracking img