Marketing internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos relacionados à disciplina de Marketing Internacional

Dentre os fatores determinantes que levam o consumidor a realizar compras em supermercados e hipermercados, os que se tornam mais importantes para o público pesquisado as promoções de vendas.
A qualidade dos produtos foi evidenciada como fator determinante para os frequentadores do supermercado. Sendo que a diversidade dosprodutos que foi citada por 34% dos clientes e os preços baixos foram citados por 29% do público pesquisado.
Segundo a publicação Panorama 2007 que traça um perfil completo de todo o setor supermercadista no Brasil e no mundo a localização nos últimos anos ganhou destaque devido principalmente a equiparação dos preços e a melhoria da qualidade do nível das lojas.
Ainda e acordo com a publicação 40% dosclientes realizam compras de carro e 60% a pé. Destes 60%, 21% fazem uso de ônibus para chegar ao local da realização das compras. Neste caso as lojas que atendem consumidores das classes mais altas devem possuir estacionamento próprio e para os consumidores que realizam suas compras a pé, a localização torna-se essencial para facilitar e agilizar a locomoção.
As variáveis qualidade ediversidade dos produtos demonstram que o consumidor vem se tornando mais exigente a cada dia, pois apesar das promoções de vendas aparecerem como principal fator determinante, as respostas demonstram que existe uma preocupação com a satisfação na aquisição do produto.
O levantamento realizado pela Latin Panel em conjunto com a Abras (2006) verificou qual o perfil dos consumidores focados em promoção oupreço baixo, e obteve como respostas:
* 84% sempre procuram marcas de preço baixo.
* 83% sempre comparam preços entre marcas.
* 67% limitam-se estritamente ao orçamento quando compram alimentos.
* 41% fazem lista de compras regularmente antes de sair de casa e 445 nunca fazem.
* 71% gostam de experimentar novas marcas.
* 65% mesmo optando pelas promoções, optam pormarcas conhecidas de higiene pessoal.
* 12% apenas decidem as marcas antes de sair de casa.
Estas informações garantem aos supermercadistas um retorno nas estratégias de vendas baseadas em promoções. Mas o ponto mais importante a salientar é que apenas 22% dos consumidores brasileiros baseiam suas compras em promoções de vendas. O que torna pouco promissor em termos de ganho este tipo deestratégia.
O levantamento realizado busca até este ponto traçar o perfil do consumidor de hiper e supermercados, e a correlação entre as variáveis grau de escolaridade e fatores determinantes para a escolha do local de compra, tem o objetivo de verificar se existe uma mudança de percepção dos consumidores de acordo com o grau de estudo.
O questionamento realizado sobre fatores determinantes permitiuque os entrevistados optassem por mais de uma alternativa, por este motivo os resultados serão apresentados com a indicação do total de respondentes e o seu respectivo peso proporcional sobre o segmento estudado.
Com o perfil do consumidor das Sendas de Volta Redonda já tendo sido devidamente traçado, inicia-se o processo de verificação da aceitação do consumidor em relação aos produtos de marcaprópria oferecido pelo grupo.
Para isto foi realizada uma pergunta onde eles deveriam relatar a frequência com que adquiriam os produtos de marca própria e havia três alternativas possíveis.
Cabe salientar que o Sendas é uma das bandeiras da Companhia Brasileira de Distribuição, que além de ser a líder do mercado nacional oferece o maior volume de itens de MP no mercado, totalizando mais de 14 militens diferentes.
A correlação entre escolaridade e o hábito de consumo de produtos de marca própria será utilizada para verificar se existe alguma variação no comportamento entre os diferentes níveis de escolaridade e a opção por adquirir os produtos de MP.
O levantamento realizado pode constatar que a relação segue as mesmas tendências encontradas na relação entre escolaridade e fatores...
tracking img