Tcc- bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ALINE DE CACIA MOTIN NASCIMENTO - RU: 204909 - TURMA: 2008/05

.

BULLYING - UM IMPACTO PROFUNDO NA CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO

Curitiba

2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ALINE DE CACIA MOTIN NASCIMENTO - RU: 204909 - TURMA: 2008/05

BULLYING - UM IMPACTO PROFUNDO NA CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTOTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Internacional de Curitiba- FACINTER, como requisito parcial para obtenção do título de pedagogo.

.

Curitiba

2011

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

2 UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.........................................7.

3 CONCEITO DE BULLYING....................................................................................10

4 DE QUE MANEIRA O BULLYING PODE INTERFERIR NA FORMAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA E COMO ESSES ASPECTOS NEGATIVOS REFLETEM NO DESEMPENHO ESCOLAR ......................................................................................13

5METODOLOGIA ....................................................................................................18

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................19

REFERÊNCIAS..........................................................................................................25

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, atitudes deagressividade escolar tem sido alvo de pesquisas, pois vão além de simples desentendimentos
Atos como descriminação, xingamentos, apelidos maldosos, agressões físicas ou morais são considerados alguns episódios que contribuem para o distúrbio durante o desenvolvimento infantil, podendo no futuro virar índices de acontecimentos trágicos como já vem ocorrendo nos últimos anos. Todo esseprocesso vem sendo conhecido como bullying.
É possível compreender melhor essas características do bullying através das pesquisas realizadas por alguns autores a respeito deste tipo de comportamento.
O Bullying pode ser definido como um ato agressivo. Para Fante (2005, p.29) “como um comportamento cruel intrínseco nas relações interpessoais, em que os mais fortes convertem os maisfrágeis em objetos de diversão e prazer, através de "brincadeiras" que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar"
A autora afirma este é um fator que afeta a todos, em que o agressor sente prazer ao amedrontar escolhem suas vítimas por alguma característica e a perseguem como maneira de provar sua superioridade, sempre tentando esconder seus atos como forma de se defesa.
Segundo osdiversos pesquisadores sobre o bullying, os envolvidos se encaixam entre agressores, vítimas e testemunhas. Então o que parece apenas uma brincadeira sem graça, se torna um grande problema social.
Porém, a busca incansável pela divulgação deste ato tem sido um dos recursos para conscientizar a sociedade a respeito do assunto.
Mas percebendo que o foco principal desta divulgação temsido a agressividade entre os jovens, o desenvolvimento deste TCC buscou conhecer as conseqüências causadas ainda na fase inicial da infância e compreender de que maneira o bullying pode interferir na formação social da criança e como esses aspectos negativos refletem no seu desempenho escolar.
Ao elaborar este trabalho o objetivo geral busca analisar de uma maneira geral asconseqüências que o bullying pode causar nas crianças durante seu desenvolvimento emocional na fase escolar. Enquanto os objetivos são fundamentais, devendo investigar sobre o que é o bullying, reconhecer suas vítimas e identificar os problemas de comportamento.
O TCC é um momento importante, onde o tema não se escolhe de forma aleatória, é preciso considerar a importância para o pesquisador...
tracking img