Marketing direto e on line

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR “PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES”



MARKETING DIRETO E ON-LINE, MÍDIAS ELETRÔNICAS


SÃO JOÃO DEL-REI

DESENVOLVIMENTO DO IPTAN COMO INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Trabalho apresentado ao Curso de
Administração do Instituto de Ensino
Superior “Pres. Tancredo de Almeida
Neves” - IPTAN - como requisito parcial
à obtenção de pontuaçãomínima para
o 7° período na disciplina de Publicidade e Propaganda
ministrada pelo Prof. Esp. Simone Pádua Torres.

SÃO JOÃO DEL REI
Setembro de 2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
MARKETING
1. Marketing Direto
2.1 A modernização do marketing direto
2.2 Benefícios do marketing direto
2.3 Utilização de banco de dados no marketing direto
2. Marketing on-line
3.Mídias eletrônicas

INTRODUÇÃO

MARKETING

Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas adotam medidas para sobreviver e obter vantagem na competição. Uma dessas medidas é a extensão do marketing que, antes apensa desenvolvia e promovia o produto e, atualmente, possui a função de atribuição de preço competitivo e colocação no mercado. Para isso, as empresas perceberam a necessidade decomunicação com os clientes para agregar valor aos produtos reunindo os seus esforços em um programa de comunicação de marketing consistente e coordenado.
Dentre o mix de comunicação de marketing pode-se destacar como ferramentas de promoção: a propaganda, a venda pessoal, a promoção de vendas, as relações públicas e o marketing direto; todas utilizadas para o alcance dos objetivos e sendo esteúltimo um dos objetivos principais de composição do trabalho.

1. Marketing Direto
O marketing direto é uma área específica do marketing que utiliza técnicas para divulgar e promover a venda de produtos com o objetivo de atingir o público-alvo , de obter respostas imediatas e cultivar relacionamentos duradouros para o benefício de seus clientes e para o aumento de lucro da organização.
Aaplicação do marketing direto se dá por meio de ferramentas como: o telefone, o correio, o fax, o e-mail, anúncios, folhetos, livretos, os catálogos, entre outros. Pode também, ser classificado como ativo - quando a utilização de dentro da organização para fora, ou como passivo – quando utilizado como meio de comunicação de fora da organização para dentro em forma de resposta do consumidor. As principaisformas de marketing direto são:
* Venda pessoal: feita através de visita de vendas, por meio de profissionais que localizam clientes potenciais, transforma-os em clientes, constrói relacionamentos e aumenta os negócios.
* Telemarketing: é a principal ferramenta de marketing direto, destaca-se pela simplicidade de manuseio e custo, além de oferecer retorno rápido e eficaz, permitindo tambémum relacionamento permanente, individualizado e com mais rentabilidade com cada cliente, tornando-os ativo e fiéis. Além, do feedback, esta ferramenta auxilia na captação de novos clientes, pois contém uma grande quantidade de informações convincentes, guiando na ação de compra. É um tipo de ferramenta que traduz muita informação para a empresa, porém os serviços de telemarketing estão se tornandoperturbadores com as objeções e telefonemas quase diários.
* Marketing de mala-direta: corresponde em enviar uma oferta, anúncio ou lembrete a uma pessoa em um determinado local. Possui benefícios como grande adaptação a comunicação um a um, seletividade de mercado-alvo, flexibilidade e facilidade de medição dos resultados.
* Marketing de catálogo: com o avanço tecnológico e a ampliaçãoda internet, a utilização de catálogos impressos está perdendo forças e dando espaço a sua nova forma, que é o catálogo Web.
* Marketing de televendas: pode ser realizado por meio de propaganda interativa ou por programas ou canais de televisão inteiramente dedicados a vender bens e serviços.
As ações desenvolvidas no marketing direto tem por objetivo a criação de qualidade ao serviço...
tracking img