Marketing ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As empresas sempre buscam atingir os objetivos do seu negócio utilizando ferramentas de acordo com o contexto de sua época. No início da industrialização, a maior preocupação das empresas era a produção. Afinal, havia uma enorme demanda por produtos baratos fabricados em série. O que as empresas colocavam no mercado, vendiam. Na medida em que os concorrentes também passaram aresolver bem esta questão, as empresas viram que poderiam ser mais competitivas se tivessem um produto melhor. O esforço para oferecer produtos de maior qualidade e desempenho foi uma característica de diferenciação das empresas nessa época. O perigo nesse tipo de estratégia é não ouvir o cliente ao desenvolver seus produtos
Com a evolução do mercado, a oferta de produtos passou a ser abundante e asempresas tiveram que correr atrás dos clientes. A idéia de “empurrar” os produtos aos clientes envolve vários riscos. Caso o cliente não fique plenamente satisfeito com o produto, ele falará mal da empresa para outras pessoas. Essa propaganda negativa tem muita credibilidade. E, com a internet e as leis de defesa do consumidor, os clientes passaram a ter muito poder, tendo a capacidade de destruirrapidamente a reputação de uma empresa. Portanto, o bom atendimento às necessidades do cliente e a experiência de uso do produto são muito importantes. Essa percepção levou muitas empresas a se orientarem pelo marketing, isto é, procurar compreender o mercado e oferecer mais benefícios que os concorrentes como estratégia para gerar vendas. As empresas com foco em marketing têm como primeirapreocupação o cliente e suas considerações, não o produto.
Em um mundo com tantos problemas sociais, ecológicos e demográficos, considera-se que cabe às empresas um papel mais amplo do que apenas ter lucro, gerar empregos e pagar impostos. A sociedade começa a cobrar responsabilidade social das empresas. Além de entregar benefícios ao seu público no curto prazo, também cabe a elas gerar benefícios àsociedade á longo prazo e mais responsabilidade para com o meio ambiente.
Entre todos os problemas sociais atuais, um dos mais urgentes é o ecológico. Mais especificamente, o aquecimento global gerado pela emissão de gás carbônico na atmosfera, com a conseqüente alteração climática e escassez de água potável. Diante desse quadro, muitas empresas já se apressaram a ajustar seus produtos e processospara que se tornem ecologicamente corretas. Como os consumidores começam a valorizar tais práticas, a comunicação empresarial tem buscado divulgar esses procedimentos. Na medida em que isso gere diferenciação da concorrência e se torne um atrativo aos olhos do consumidor, as empresas passaram a apostar no marketing ambiental como estratégia para a sua valorização.
CONCEITO E VISÃO GERAL DOMARKETING

O conceito mais básico e inerente de marketing é o de necessidades humanas. De acordo com Armstrong e Kotler (1993, p.3) “marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Uma necessidade humana é um estado em que se percebe alguma privação. Os seres humanos têm muitasnecessidades complexas. Estas incluem necessidades físicas, básicas de alimento, vestuário, calor e segurança; necessidades individuais de conhecimento e auto- realização.
Quando uma necessidade não é satisfeita, uma pessoa procurará um objeto que a satisfaça ou tentará reduzi-la. Os indivíduos que pertencem às sociedades industrias podem tentar encontrar ou desenvolver objetos que satisfarãoseus desejos. As pessoas das sociedades menos desenvolvidas possivelmente tentarão reduzir ou satisfazer seus desejos com o que estiver disponível. Armstrong e Kotler (1993, p.3).
Pode-se assim dizer que marketing é a orientação para a satisfação das necessidades do consumidor/cliente, através do esforço integrado de métodos e meios de que dispõe uma organização, para a consecução dos seus...
tracking img