Marketing ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESEMPENHO DO MARKETING AMBIENTAL, SEGUNDO OS BALIZADORES DA ORGANIZAÇÃO, EM BUSCA DA FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES.
DETERMINAÇÃO DOS GANHOS DE PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE





























Desempenho do Marketing Ambiental, Segundo os Balizadores da Organização, em Busca da Fidelização dos Clientes.
Determinação dos Ganhos de Produtividade e LucratividadePor Marcelo Carlotto Nehme


Resumo
Este artigo busca resgatar como um grupo de empresas do setor de Indústrias Metalúrgicas, instaladas na segunda região mais industrializada do estado do Rio Grande do Sul, voltadas para o setor automotivo (montadoras e de autopeças), atuantes no mercado nacional e de exportação, tem utilizado as funções do Marketing Ambiental para transformar asexigências sociais e ambientais da legislação e de seus clientes em ferramenta de sucesso e controle em relação ao aumento de produtividade e lucratividade da organização. Estas apesar de distantes do mercado consumidor buscam se manter competitivas, diferenciadas e atuantes neste setor, principalmente nos itens de maior valorização deste segmento que são a redução de custos nos diversos níveis danegociação como também da ampliação da imagem de empresa como responsável e cidadã.

Introdução
Exigências da Cadeia Produtiva
A Indústria Metalúrgica desta região, na última década, tem aumentado a sua participação no mercado nacional e de exportação, ingressando ativamente no mercado automotivo, conforme mostra os índices econômicos disponibilizados pelo SIMECS (Sindicato das IndústriasMetalúrgica, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Caxias do Sul). Esta participação em vendas para este setor no último trimestre representa 80,85 % no mercado nacional e 19,15 % no mercado externo com um faturamento acumulado de US$ 554.846.694,44. Este setor automotivo conta com a participação de 534 empresas de pequeno, médio e grande porte.
O que se tem verificado, é que este tipo deinteresse vem acompanhado de diversas exigências no que se referem aos aprimoramentos técnicos e tecnológicos em busca da melhoria da qualidade geral dos produtos, redução de custos, como também melhorias na qualidade social e ambiental. Estas exigências são desenvolvidas procurando atender aos esforços de integração de toda cadeia produtiva nos programas ambientais voluntários tipo as normasISO, códigos de conduta e outros, que a indústria automotiva vem adotando na última década. Normalmente elas vêm acompanhadas de prazos para atendimento, como também de possibilidades de desligamento de quem não se engajar.

Questões Sociais e Ambientais
Nota-se que estas exigências sócio ambientais de reestruturação da indústria ficam cada vez mais severas concomitantemente com o crescimento dacultura da sociedade em torno destes temas. Os reflexos desta cultura se dão imediatamente na escolha dos produtos e no entendimento da sociedade do que é bom ou não para o seu futuro.
Para Hawken P. et. al. (1999) uma organização, para manter-se ativa dentro da economia, deve administrar pro ativamente quatro tipos de capitais: a) o capital humano, na forma de trabalho, inteligência,cultura e organização; b) o capital financeiro na forma de dinheiro, investimentos e instrumentos monetários; c) o capital manufaturado na forma de máquinas, infra-estruturas, fábricas e ferramentas e; d) o capital natural na forma de recursos, matérias primas, sistemas vivos e ecossistemas.
As questões relacionadas aos capitais: sociais (humano) e ambientais (naturais) hoje são os assuntos demaior amplitude global, tanto no que se refere à abordagem dos processos técnicos envolvidos, dos impactos ambientais causados, como também pela importância dada pela mídia e, portanto dos consumidores finais. A origem destes problemas, segundo Hawken P. et. al. (1999) vem da forma como se está praticando o chamado capitalismo industrial ou convencional, que tem como princípio o uso dos...
tracking img