Maquinas termicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Disciplina: Máquinas Térmicas

Energia Eólica






Energia Eólica


RESUMO

A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem degrãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.
O funcionamento do gerador baseia-se na transformação da energia eólica em energia mecânica que, por sua vez, é transformada em energia elétrica. A eficiência do gerador depende da velocidade do vento, da forma da Lâmina (pá de hélice) e da tolerância da pressãodo vento que a hélice consegue agüentar.

O vento movimenta as pás e faz as hélices imantadas girar, passando pelas bobinas e assim gera a corrente necessária para os nossos estudos sobre a força eletromotriz induzida num circuito elétrico e sobre a corrente induzida produzida por ela.

Palavras chave: energia eólica, campo elétrico, indução elétrica.

SUMÁRIO

1.Introdução................................................................................................................05

2.2 Energia Eólica no mundo e no Brasil.............................................................06

2.3 Custo x Benefício..............................................................................................07

2.4 Conversão em energiaelétrica........................................................................09

2.5 Aplicações dos sistemas eólicos para a geração de energia elétrica............11

2.6 Estudos de viabilidade para parques eólicos de grande porte....................12

2.7 Impactos ambientais da utilização de energia eólica...................................13

2.Conclusão................................................................................................................14

3. Referencias Bibliográficas.....................................................................................15

1. Introdução
O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo à Éolo, Deus dos Ventos na mitologia grega, e significa: a energia que vem dos ventos.
(figura 1)
É umaforma de energia cinética produzida pelo aquecimento diferenciado das camadas de ar, originando uma variação da massa especifica e gradientes de pressão. Além disso, também é influenciada pelo movimento de rotação da Terra sobre o seu eixo e depende significativamente de influências naturais, como: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude.
A energia eólica tem sido aproveitada desde aantiguidade para mover barcos a velas ou para fazer funcionar a engrenagem dos moinhos de vento através de suas pás que transformam a e energia dos ventos em energia mecânica ou elétrica.
Durante muitos anos, os agricultores serviram-se da energia eólica para bombear água dos furos usando moinhos de vento O vento também é usado para girar a mó dos moinhos transformando grãos em farinha. Atualmente ovento é usado para produzir eletricidade.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, não se esgota, é limpa, amplamente distribuída pelo mundo e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.

Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem depoderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões (que possuam aerogeradores).
(Figura 2) (Figura 3)

Um aerogerador é um dispositivo que aproveita a energia eólica e a converte em energia elétrica.
1.2- Energia Eólica no mundo e no Brasil

Em 2009 a...
tracking img