Mapeamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

MAPEAMENTO ESCOLAR

Instituição: Escola Municipal Rosa Pedroso de Almeida
Endereço: Rua Ângelo Dayrell de Magalhães s/n
Bairro: Ermírio de Morais
Cidade: Três Marias /MG
CEP: 39.205.000
Telefone: (038) 37542286
e-mail: emrosapedrosodealmeida@hotmail.com


1. Introdução

A principal finalidade deste trabalho é alcançar todos os objetivos do mapeamento e conhecer a realidade da escola,e por conseguinte favorecer uma prática criativa e transformadora,participando ativamente do cotidiano da escola observando sua caracterização,regência das aulas,construção e execução do Projeto PolíticoPedagógico.Segundo a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação - a educação infantil corresponde ao ensino realizado em creches e pré-escolas,já o ensino fundamental corresponde ao antigo “primeiro grau”,hoje vai do quinto ao nono ano,tendo como base a finalidade de desenvolver o educando para o exercício da cidadania,assegurando-lhe formação comum e meios para progredir no trabalho e em estudosposteriores.Sendo assim,o mapeamento escolar constitui um importante instrumento de conhecimento e integração ao graduando na realidade social e econômica da escola tanto na educação infantil como no ensino fundamental,além de instrumento de inicialização profissional.

2. Desenvolvimento
2.1 Mapeamento no Ensino Fundamental e Educação Infantil

2.2 Caracterização socioeconômica
Grandeporcentagem dos alunos são de níveis sócio-econômico baixo, filhos de pais desempregados ou que prestam serviços eventuais.Uma pequena parte dos alunos são filhos de funcionários públicos estaduais e municipais.20% dos alunos dependem de transporte e escolar.

2.3 Estrutura Física
O prédio de construção em alvenaria,laje,telhado de amianto,área interna,instalação elétrica ehidráulica, situado em um bairro residencial,composto por : 08 salas de aula,01 sala da Direção,01 secretaria,01 sala de informática,01 sala de biblioteca,01 cantina,08 banheiros,01 sala dos professores,01sala de supervisão,01 pátio,01 área pavimentada interna e coberta e 01 bebedouro.


2.4 Organização e funcionamento
A escola conta com 20 professores sendo 03 da educaçãoinfantil e 17 do ensino fundamental,11 auxiliares de serviços gerais,12 auxiliares de secretária,01 auxiliar de biblioteca,01 professor eventual, com orientação da Pedagoga Maria Márcia de Oliveira sob a gestão de Rosemir Maria dos Santos.As turmas são distribuídas em turnos matutino e vespertino com horário de funcionamento de 07:00 ás 11:30 da manhã e de 13:00 ás 17:30 da tarde.
Educação Infantil –vespertino
1° período – uma turma com 22 alunos
2° período – duas turmas: uma com 13 alunos e a outra com 14 alunos
Ensino Fundamental – anos iniciais
1° ano - 18 alunos
2° ano – 31 alunos
3º ano – 24 alunos
4º ano – 25 alunos
5º ano – 22 alunos
Ensino Fundamental – anos finais
6º ano – 29 alunos
7º ano – 24 alunos
8° ano – 26 alunos
9° ano – 27 alunos
PAVE – Projeto a partir de doisanos de distorção
20 alunos

2.5 Planejamento
Vários projetos interdisciplinares são planejados e desenvolvidos coletivamente durante o ano letivo. A escola está bem integrada com a comunidade local promovendo festas culturais e sociais,olimpíadas,auditórios,palestras e escursões. A aprendizagem apresenta nível satisfatório, a evasão é baixa. A pedagoga vem desenvolvendotrabalhos juntamente com os profissionais que são atuantes e comprometidos com o processo ensino-aprendizagem.No início do ano letivo segue-se a legislação vigente para organizar o quadro de pessoal.Após o diagnóstico é elaborado um planejamento de acordo com os PCNS e levando em consideração o nível de aprendizagem de cada aluno.São realizadas reuniões períodicas para análise e levantamento das...
tracking img