Mapeamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAEL - FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA



Daciela Aparecida Fereguetti

Fernanda Santos Silva






PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II
CARTOGRAFIA ESCOLAR


















Governador Valadares
2011

DACIELA APARECIDA FEREGUETTI

FERNANDA SANTOS SILVA





PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II
CARTOGRAFIA ESCOLARGovernador Valadares
2011
O presente trabalho de pesquisa visa abordar o Mapeamento Escolar realizados nas escolas Escola Municipal Jardim Kennedy referente à Educação Infantil e a Escola Estadual Nacle Miguel Habib referente ao Ensino Fundamental. Segundo o livro didático “Práxis Docente: o sujeito, as possibilidades e a educação” o termo “mapear” nos traz à mente “desenhar”, porémé necessário explicitar que se trata de um desenho planejado, organizado e não livre. Um desenho que envolva além de representações gráficas, reflexões teóricas que conduzem à compreensão dessa realidade.
A primeira escola (Escola Municipal Jardim Kennedy) citada à cima onde foi realizado o mapeamento escolar encontra-se localizada no Bairro Vila Mariana, à Rua Santa Bárbara, número 112,no Município de Governador Valadares – MG. A entidade mantedora da Instituição é a Prefeitura Municipal de Governador Valadares. A Instituição tem como objetivo oferecer Educação Básica, na qual atende crianças que pertencem à classe sócio-econômico, média e baixa; a formação familiar de grande parte das crianças: é estendida (com mais familiares vivendo sobre o mesmo teto), divididas (paisseparados, mães solteiras) e incompletas que apresentam problemáticas regulares de estruturação familiar. Os pais, muitos não possuem formação escolar. A renda familiar média é de um salário mínimo, sendo encontrado também, um número significativo de desempregados.
A Escola Municipal Jardim Kennedy adota como critério para a organização das turmas, a faixa etária, possuindo turmas de 4 e 5anos, além de turmas funcionando em anexos.
A escola utiliza espaços físicos específicos para fins escolares, composta por nove salas (Literatura, Movimento, Informática, Faz de Conta, Jogos, Linguagem I, Linguagem II, Artes e Mundo da Imaginação), possui saneamento básico completo, no entanto os banheiros não são adequados a idade das crianças, o bebedouro, escovódromo estão adequados aotamanho delas. A Instituição possui ainda cantina, secretária, sala da direção e dos professores. Utilizam-se uma área coberta próxima as salas de atividades para circulação e lazer. O playground foi montado numa área na entrada da escola possuindo: balanços, escorregadores, roda-roda, tendo seu chão recoberto por areia para que as crianças não se machuquem. Não há um espaço exclusivo para aalimentação, as crianças merendam nas próprias salas de aula, contudo tem sido trabalhada adequadamente a questão da alimentação, buscando desenvolver autonomia e desenvoltura na efetivação do self-service.
A escola tem como critério de organização e funcionamento o tempo integral trabalhando com Educação Infantil, sendo que as crianças entram às sete horas da manhã e saem às três horas da tarde,possui nove turmas dividindo-se em dois turnos matutino e vespertino. O número de crianças por turma varia de acordo com espaço e idade, sendo essa variação entre vinte e dois a vinte e cinco; já o número de professores são dezoito e vinte funcionários. As atividades extras oferecidas estão propostas no Projeto Institucional, como: passeios, excursões, entre outros.
O Projeto PolíticoPedagógico rege pela necessidade constante de refletir sobre o trabalho a ser realizado, como é feito, quais os objetivos a serem alcançados e quais estratégicas que devem ser utilizadas para que a meta seja atingida. Na qual a Instituição tem como “missão” de Cuidar e Educar, mostrar afetividade, proteção, apoio, segurança, cuidar da higiene, interagir, brincar com as crianças estimulando-as e...
tracking img