Mapeamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jihane Silva Da Cruz Doracenci
Josiane Muniz Miranda

A Prática Docente

Sinop – 2012
Jihane Silva Da Cruz Doracenci
Josiane Muniz Miranda

A Prática Docente

Trabalho de Pesquisa e Prática
Pedagogica da Universidade
Educacional da Lapa.Sinop -2012

Sumário

INTRODUÇÃO

A disciplinade Pesquisa e Prática Pedagógica tem como objetivo aproximar o academico da realidade em sala de aula, assim fazendo com que o academico ao concluir o curso tenha não apenas o conhecimento teórico, mas também a prática.
Com base no que a disciplina se propõe foi formulado um texto reflexivo relatando os resultados obtidos em pesquisa, na qualparticiparam quatro professores, sendo dois da Educação Infantil e dois do Ensino fundamental todos de escolas municipais. Os profisionais analisaram individualmente seis questões onde o ponto de partida é sua formação inicial, foi analisado pelo ponto de vista do docente quanto as dificuldades encontradas e como e quando avalia seus alunos.
Essa pesquisa tem como finalidade agregar o conhecimentoprático e a realidade vivênciada pelos docentes.

FORMAÇÃO INICIAL

Com base na entrevista realizada com os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental podemos observar que o curso de pedagodia é a formação inicial da maioria dos docentes.
Tendo em vista que a sociedade brasileira vivêncio grandes modificações sociais e culturais é necessário que o docente esteja em busca demais conhecimento e assim estar cada vez mais preparado para solucionar as advercidades encontradas no dia dia em sala de aula.
Questionar como tais modificações interferem dentro da sala de aula é fundamental para entender a prática do professor.
Como afirma Veiga (1992, p.16) a prática pedagógica é “… uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contextoda prática social. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social…”.
Uma boa graduação é necessaria, mas não basta isso remete a necessidade de estar sempre se atualizando.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Dos docentes intrevistados todos tem acesso a varios cursos de formação continuada que acontecem na escola de governo, cursos esses oferecidos pela secretária de educação, onde o tempo deduração e frequência varia de acordo com o assunto tratado. Os profissionais da educação relataram que adquirem experiência, e que é importante contar com um agente mediador que os auxilia na busca de soluções inteligentes para o gerenciamento e qualidade na transmissão do saber.

Iniciativas de formação no peíodo que acompanham o tempo profissional
dos sujeitos. Apresenta formato eduração diferenciados, assumindo a
perspectiva da formação como processo.Tanto pode ter origem na iniciativa
dos interessados como pode inserir-se em programas institucionais. Neste
último, os sistemas de ensino, universidades e escolas são as principais
agências de tais tipos de formação (Cunha, M., 2003, p.368).
A formação continuada engloba o conjunto das atividades de formaçãodesenvolvido após a formação inicial e que se redizem ao longo da carreira do docente. Se levarmos em consideração que é essencial uma formção inicial de qualidade, estar em em processo de atualização é imprecindivel, ou seja, há a necessidade da constante construção do saber. A formação continuada permanente só aumenta o aprendizado do docente, nas escolas os profissionais solucionam adversidades,elaboram e modificam procedimentos, criam e reciam estratégias de trabalho com isso promovem mudanças pessoais e profissionais.

DIFICULDADES

Podemos obsevar das dificuldades relatadas pelos educadores da Educação Infantil tendo em vista que os mesmos são educadores de escolas municipais, as instalações foram duramente criticadas, pois são prédios que não atendem as necessidades para a...
tracking img