Mapeamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAEL
Faculdade educacional da Lapa










OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE













ANÁPOLIS-GOÍAS
2011
01
SUMÁRIO


1- INTRODUCAO.................................................................04
2- ABORDAGEM METODOLÓGICA....................................05
3- FUNDAMENTAÇAO TEORICA E ANÁLISE....................06
3-1 Ambientes as sala deaula..............................................06
3-2 Planejamento..................................................................08
3.3 Conhecimentos docentes................................................09
3.4 Trabalho com as individualidades e a diversidade..........10
3.5 Prática docente................................................................10
4-CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................12





















03


1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um estágio de observação e tem como objetivo analisar a ação docente em sala de aula e do supervisor educacional. O confronto da teoria e a prática são de grande relevância para a formação docente e a observação analisada.
Após o conhecimento dasala de aula da sala observada pode se notar uma ótima estrutura em recursos dos quais favorecem sucesso no desenvolvimento das atividades e da aprendizagem, o planejamento semanal do professor é bastante dinâmico e também rico em recursos audiovisuais que é elaborado semanalmente e conferido pela coordenação pedagógica.
A escola observada oferece a inclusão aos alunos especiais de maneira nãodiferenciada proporcionando assim interação entre todos os alunos da turma, a direção juntamente com a coordenação pedagógica oferece reuniões periódicas avaliando o desenvolvimento dos alunos além de projetos que viabilizam a construção do conhecimento para que alunos e professores aprendam juntos e com qualidade.04



2-ABORDAGENS METODOLÓGICAS

A formação profissional exige que seu processo seja tanto teórico quanto prático, entretanto nesse momento o objetivo é confrontar teoria e prática por meio da observação e análise.No entanto para a concretização desse relatório, foi feita pela equipe com conhecimento geral, por meios de diferentes estratégias teóricas–metodológicas e diferentes instrumentos para exploração dos dados coletados.
As atitudes desenvolvidas pela equipe foram: respeito ao ambiente escolar em relação ao comprimento das normas estabelecidas e dos horários combinados; de uma postura ética diantedas eventualidades e problemas ocorridos da iniciativa e criatividade nas situações imprevistas e principalmente a disponibilidade em aprender.

















05
3-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E ANÁLISE
Sancristian (1992) afirma que a formação continuada pode ajudar a configurar uma nova profissionalização, ao estimular a cultura profissional dos professores e a culturaorganizacional da escola.
Ao desenvolverem suas práticas, os professores são condizentes com as três dimensões do conteúdo conforme Zallala (1998 p.30) entendendo que os mesmos envolvem conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e normas.
Entretanto percebe-se que os professores trabalham as metodologias ativas e críticas que possibilitam a construção dos alunos como a sujeita de sua história.Desenvolvendo também o processo metodológico da iniciação científica, ou seja, orienta seus alunos a pesquisarem para ampliarem seus conhecimentos ao invés de fazer por eles (Demo 2005: Bagno. 2004).

3.1 AMBIENTES DA SALA DE AULA
A sala de aula observada na educação infantil é uma Tuma do jardim l são crianças de quatro e cinco anos, sendo seis meninos e quatro meninas, é um ambiente físico amplo,...
tracking img