Mao de obra qualificada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
vivemos um período técnico- científico, com a substituição cada vez maior de trabalho humano por máquinas, no entanto, o que ao mesmo tempo cria uma situação de desemprego, cria-se também a necessidade de pessoas qualificadas para controlar as novas tecnologias. portanto, daí a necessidade cada vez maior de qualificação para o desenvolvimento de países/ regiões e para o êxito no mercado detrabalho

Nos dias atuais, o mercado de trabalho exige profissionais flexíveis a determinadas adaptações e mudanças, sendo elas profissionais e comportamentais.
Devido à crescente busca por profissionais no mercado de trabalho, Empresas obtêm meios para formar um corporativo com qualidade, é o que conhecemos pela mão de obra qualificada.
A competitividade no mercado de trabalho é geral tanto para aEmpresa quanto para o profissional, as empresas buscam captar profissionais de valores e conhecimentos diferenciados, ou seja, aqueles que se destacam meios aos outros, por vezes utiliza - se do trabalho de um Headhunter para a contratação, enquanto os profissionais buscam por destaques, recolocação e reconhecimento profissional.

Diante dessa concorrência de mercado, as Empresas passam aentender que para um resultado satisfatório ocorrer naturalmente, se deve investir no capital humano sendo o seu (corporativo) criando métodos de trabalho para a formação e capacitação de profissionais qualificados que fazem a diferença.
Com tudo, a Ética Profissional é a que mais chama atenção em meio aos profissionais do mercado de trabalho, ou seja, a palavra ética vem do grego ethos sendo do ramoda filosofia, que visa demonstrar o melhor modo de viver em sociedade e no cotidiano, assim sendo, ética é o modo de ser, comportamento e caráter do indivíduo.
Devido às necessidades do mercado, das áreas em desenvolvimento aos diferentes perfis de profissionais os Gestores de Pessoas ou de RH (Relações Humanas ou Recursos Humanos) atribuíram à ética ao que se chama de Ética Corporativa, quebusca fundamentar no bom modo de viver do ser humano a coletividade e grupos de atuação profissional objetivando num resultado positivo tanto para a Organização quanto para o corporativo desenvolvendo assim meios de uma comunicação assertiva diante das relações interpessoais e foco na produtividade.
Para tanto, o profissional deve se conscientizar do papel que exercer enquanto colaborador de umaorganização, sabendo que parte de seu histórico profissional esta sendo escrito dentro de uma empresa, podendo esse servir de futuras referências profissionais.
Vejam abaixo, as exigências e atuações anteriores do mercado de trabalho x as exigências e atuações nos dias de hoje.

ontem hoje
Adaptativa: Maior tempo de duração e sobrevivência dos produtos; Criativa: Menor tempo de duração doproduto, inovação;
Administração: Obter resultado por meio de pessoas; Administração: Promover crescimento e qualificação de pessoas por meio de trabalho, obtendo satisfação para ambos;
Mercado: Reativa - clientes, fornecedores e meio ambiente; Mercado: Pró – ativa valorização do externo como parcerias;
Hierarquia: Paternalismo, segurança em troca de lealdade. Hierarquia: Rompimento do elo deautoridade, participação e negociação.
Nota - se as mudanças constantes que vem ocorrendo no mercado de trabalho, e para que se possa manter o profissionalismo é viável que se faça uma auto-avaliação sendo:
• Como me vejo e me sinto profissionalmente;
• Quais as competências a serem melhores trabalhadas;
• Buscar informações para o crescimento pessoal e profissional;
• Eu me contrataria;
• Épossível identificar a minha participação nos resultados positivos;
• A minha cooperação esta sendo importante para o alcance dos objetivos;
• Estou evoluindo profissionalmente junto à organização;
• O que eu faço para me destacar meio aos outros profissionais;

Perguntas acima de reflexão facilitam para a evolução do profissional, lembrando sempre que o resultado positivo é um conjunto num todo,...
tracking img