Sistemas operativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1
1 – Quais são as duas principais funções de um Sistema Operacional?
Os sistemas operacionais podem ser analisados de dois pontos de vista: como máquinas estendidas e como gerenciadores de recursos. Como máquina estendida, o SO deve fornecer ao usuário uma visão de máquina virtual que seja mais conveniente ao uso do que a máquina real, com abstrações dos detalhescomplicados da execução das tarefas. Já como gerenciador de recursos, o SO tem a função de gerenciar de forma adequada as diferentes partes do computador (CPU, memória, acesso ao disco, etc), a fim de que as aplicações impostas pelo usuário sejam executadas o mais rápido possível.

2 – Qual é a diferença entre modo núcleo e modo usuário? Por que a diferença é importante para um SistemaOperacional?
O modo núcleo (também chamado de modo kernel ou supervisor) diz respeito ao modo de execução em que todas as instruções do processador podem ser executadas. Os sistemas operacionais (SO) rodam neste modo de execução.
Já o modo usuário refere-se à um modo de execução em que o processador pode executar apenas instruções não-privilegiadas. Os processos do usuário (editores de texto,compiladores, etc) rodam neste modo de execução.
Esta distinção serve para proteger o hardware da ação direta do usuário.
Caso um processo rodando em modo usuário necessite da execução de uma instrução privilegiada (de acesso ao hardware), o processador deve ser chaveado para o modo usuário, por meio de uma chamada de sistema (system call).

3 – O que é multiprogramação?
Multiprogramação éa capacidade do sistema operacional de executar concorrentemente vários processos, alternando-os entre CPU e memória.
A vantagem da multiprogramação está no fato dela evitar que a CPU fique ociosa enquanto outros processos em execução estão realizando operações que não requerem seu uso (como, por exemplo, operações de entrada/saída).

4 – O que é spooling? Vocêacredita que computadores pessoais avançados terão spooling como um recurso padrão no futuro?
Spooling (Simultaneous Peripheral Operation On Line – Operação Periférica Simultânea On Line).
Spooling de entrada consiste na leitura de jobs (por exemplo, cartões) para o disco, para que, assim que o processo em execução termine, haja jobs prontos para serem processados pela CPU.
Spooling de saídaconsiste na prévia transferência dos arquivos de impressão para o disco.
Nos computadores pessoais modernos, não faz mais sentido a utilização de spoolings de entrada, já que todos os dados já estão, desde o início, carregados no disco. Talvez ainda possa ser encontrado spoolings de saída em tarefas de impressão, nas quais é necessário armazenar a fila de impressão para que sejam liberados osrecursos da CPU.

5 – Nos primeiros computadores, cada byte de dados lidos ou escrito era diretamente tratado pela CPU (isto é, não havia DMA - Direct Memory Access - acesso direto à memória). Quais são as implicações dessa organização para a multiprogramação?
A principal função da multiprogramação é não deixar a CPU ociosa enquanto outros processos em execução estão realizando operaçõesque não requerem seu uso (operações de I/O). No caso de não haver DMA, a CPU ficaria ocupada com as operações de I/O, que podem ser muito demoradas, não podendo realizar outras tarefas.

6 – Por que o tempo compartilhado não era comum em computadores de segunda geração?
Nos computadores de segunda geração utilizava-se sistemas de processamento em lote (batch systems).
Logo, o tempo decompartilhamento não era comum, uma vez que os computadores utilizados para os cálculos (maiores e mais caros) eram otimizados para o processamento dos programas, ao contrário dos utilizados para os programas de leitura de cartões e impressão de resultados (menores e mais baratos), que não requeriam grande capacidade de processamento.

7 – Quais das seguintes instruções devem ser permitidas...
tracking img